A Polícia Federal deflagrou, na terça-feira (12), as Operações Carcará 25, 26, 27, 28 e 29, com o objetivo de combater crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil praticados na internet. As ações ocorreram nas cidades de Teresina e Altos.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, visando identificar e interromper atividades criminosas relacionadas à venda, produção, armazenamento e compartilhamento de materiais contendo violência sexual contra crianças e adolescentes, bem como apurar casos de estupro de vulnerável.
Durante o cumprimento de um dos mandados, em Teresina, foi realizada a prisão em flagrante de um investigado reincidente em crimes de abuso sexual infantojuvenil. No local, foram encontrados diversos arquivos contendo imagens e vídeos de crianças e adolescentes em cenas de sexo. Há ainda fortes indícios da prática de estupro de vulnerável.
Embora distintas, as investigações têm como foco comum identificar e proteger as vítimas, interromper a circulação de conteúdo criminoso e responsabilizar os envolvidos.
DENÚNCIAS
A população pode colaborar denunciando condutas suspeitas por meio da plataforma nacional de denúncias, o Comunica PF (https://www.gov.br/pf/pt-br/canais_atendimento/comunicacao-de-crimes) ou diretamente às autoridades competentes.