SEÇÕES

Suspeito de invadir sistema do TJ-PI tem 18 anos e queria divulgar nome de rival; saiba quem é

Além disso, ele é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos.

Operação | Foto: PCPI
Siga-nos no

Foi identificado o suspeito de invadir o sistema de um magistrado do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). Trata-se de Raniel Henrique, de 18 anos, preso na cidade de Itumbiara, em Goiás. Em entrevista à Rede Meio, o delegado Yan Bryaner, da Diretoria de Inteligência, informou que ele tinha o intuito de divulgar o nome de um cibercriminoso rival para as autoridades.

"Há também grupos criminosos hackers rivais que eles têm uma prática denominada do Doxing. É você revelar a identidade real de um cibercriminoso. Qual foi a razão pelo qual esse indivíduo fez isso? Ele cadastra no mandato no Banco Nacional de Mandado de Prisão e no CISBAJUD o nome de outro cibercriminoso que é seu rival, ou seja, ele revela as autoridades o nome do de um criminoso, justamente com a intenção de prejudicá-lo, de acender uma foto sobre ele", afirmou a autoridade

Além disso, ele é suspeito de integrar uma organização criminosa especializada em crimes cibernéticos. As investigações começaram depois que um magistrado do TJ-PI teve suas credenciais usadas de forma indevida. O suspeito teria usado as credenciais para acessar o sistema e realizado bloqueios bancários fraudulentos e emitiu ordens judiciais falsas.

Raniel invadiu sistemas como o Banco Nacional de Mandado de Prisão e o CISBAJUD (que permite o bloqueio de bens e valores). A Central de Inquéritos de Teresina autorizou as medidas judiciais com base em relatórios técnicos e manifestações do Ministério Público.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também