José Oliveira do Nascimento foi indiciado pela Polícia Civil pelo assassinato da funcionária pública Aurinete Silva, ocorrido em dezembro de 2025. A vítima foi morta a facadas na localidade Tapuio, zona rural do município de Esperantina, no Norte do Piauí.
O indiciamento foi realizado pela delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DEAMGV) de Esperantina, no dia 31 de dezembro, pela prática do crime de feminicídio, previsto no artigo 121-A, § 2º, inciso V, do Código Penal.
RELEMBRE O CASO
Na noite do dia 22 de dezembro, vizinhos ouviram gritos vindos da residência. A vítima teria informado que deixaria o local quando foi atacada com golpes de faca pelo investigado. Após o crime, José tentou tirar a própria vida, foi socorrido e encaminhado a uma unidade hospitalar.
Após receber alta, ele foi encaminhado à unidade prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
INVESTIGAÇÕES
Conforme as investigações, ambos estavam juntos há alguns anos e tinham três filhos. No entanto, o relacionamento estava conturbado. A vítima havia manifestado recentemente a intenção de encerrar a relação, o que vinha gerando conflitos familiares.
Quatro dias antes do crime, em 18 de dezembro, Aurinete solicitou medidas protetivas . José havia retornado de um trabalho externo e estva apresentando comportamento alterado, associado ao consumo excessivo de álcool.
“No entanto, no dia 22 de dezembro de 2025, o autor ceifou a vida da vítima de modo cruel. Com a conclusão das investigações e o indiciamento, o feminicida permanecerá à disposição da Justiça”, informou a DEAMGV em nota.
ERA SERVIDORA PÚBLICA
Aurinete trabalhava na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Esperantina. Por meio de nota, o órgão lamentou a morte trágica da funcionária. "Rogamos a Deus que conforte os corações dos familiares, amigos e colegas de trabalho neste momento de dor e despedida", diz o comunicado.