Um homem de 27 anos, apontado como integrante de uma organização criminosa com atuação no Nordeste, foi preso nesta sexta-feira (6) no interior de São Paulo. O suspeito, identificado pelas iniciais P.G.S.M., era considerado foragido da Justiça do Piauí e tinha um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Estado.
A prisão ocorreu após uma ação integrada entre a Secretaria de Segurança Pública do Piauí e a Polícia Civil paulista, com apoio da Inteligência do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter 5), sediado em São José do Rio Preto.
Segundo as autoridades, o trabalho foi intensificado após investigações relacionadas a crimes recentes registrados no município de Água Branca, no interior do Piauí.
CRIMES
O homem possui uma extensa ficha criminal, com 11 inquéritos instaurados. Ele já foi indiciado em sete deles e responde a outros quatro com medidas cautelares em andamento.
Entre os registros estão: 04 homicídios, 02 tentativas de homicídios, 03 roubos, tráfico de drogas, 01 porte ilegal de arma de fogo e associação criminosa. A primeira prisão ocorreu em 2020, por tráfico de drogas e roubo.
PROCURADO
De acordo com a Polícia Civil, a Diretoria de Inteligência da SSP-PI conseguiu identificar o paradeiro do foragido e solicitou apoio às forças de segurança de São Paulo. A partir disso, equipes da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (DEIC) e do Grupo de Operações Especiais (GOE) realizaram diligências e cumpriram a ordem judicial.
APREENSÃO
Durante a abordagem, os policiais apreenderam um revólver calibre .38 com três munições que estava em posse do suspeito. Ele foi encaminhado à sede da DEIC, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo e permaneceu à disposição da Justiça para os procedimentos relacionados ao mandado expedido no Piauí.
Segundo as investigações, o suspeito é investigado por participação em organização criminosa com ramificações em diferentes estados do Nordeste. O delegado Francírio Queiroz, da Diretoria de Inteligência da SSP-PI, destacou que a prisão foi resultado da cooperação entre as forças de segurança estaduais.
“A atuação conjunta entre os estados, aliada ao trabalho de inteligência, foi fundamental para localizar e capturar esse foragido, mesmo fora do território piauiense”, afirmou.
A ação contou com o apoio da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), além de equipes das polícias Civil e Militar do Piauí.