Após 10 horas, o primeiro dia da audiência de instrução e julgamento envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB) e outros oito réus terminou no início da noite desta segunda-feira (24), em Teresina. Tatiana deixou o Fórum Eleitoral de Teresina às 18h52, enquanto o namorado dela, Alandilson Cardoso, saiu um pouco antes, às 18h40. Conforme apurado pela reportagem, uma testemunha faltou à audiência.
A vereadora deixou o Fórum em silêncio, acompanhada por advogados e pela mãe. A defesa da vereadora Tatiana Medeiros (PSB) afirmou ao MeioNews que a audiência de instrução e julgamento seguiu “dentro da normalidade”.
"Tudo dentro da normalidade, o caminho normal da audiência [...] o esquema primeiro, ouve as testemunhas de acusação, a acusação pergunta primeiro, depois a defesa [...] são várias perguntas, são 3 promotores, advogados, ai você imagina, mas é normal, disse o doutor Edson Araújo, que faz parte da defesa de Tatiana Medeiros.
Alandilson chegou ainda pela manhã ao local, sob escolta policial. Depois da oitiva das testemunhas da acusação, ele pediu para não retornar ao Fórum durante os próximos dias da audiência, devendo comparecer apenas quando chegar o momento de ser ouvido, o que ainda não foi definido pela Justiça. Na saída, ele escondeu o rosto e também não aceitou falar com a imprensa.
Defesa avalia o dia como “absolutamente tranquilo”
O advogado de Alandilson, Wildes Próspero, afirmou que a sessão ocorreu sem qualquer problema e reforçou que a defesa ficou satisfeita com o primeiro dia.
“Foi uma audiência absolutamente tranquila, muito bem conduzida pela magistrada, uma magistrada experiente. Tudo ocorreu de forma norma. Nós temos uma tese muito bem definida nesse processo. Eu encaro esse processo não como uma corrida de 100 metros, mas como uma maratona. Ao final, vamos ver qual será o desfecho. A defesa está muito confiante no que foi produzido hoje.”
Testemunhas e organização do processo
De acordo com o advogado, o Ministério Público havia indicado 12 testemunhas para o primeiro dia, mas uma delas não compareceu, e a acusação desistiu de ouvi-la
Relatório financeiro anulado
Ele também comentou sobre o relatório financeiro que serviu de base para parte da investigação e que foi anulado pelo Tribunal de Justiça por ter sido obtido sem autorização judicial.
“Já existe uma decisão da Justiça Eleitoral entendendo que aquela decisão do TJ não se aplica a este caso concreto. É uma discussão que certamente será analisada pelas instâncias superiores.”
Segurança reforçada e próximos dias
A audiência, que ocorre com segurança reforçada e trânsito bloqueado ao redor do Fórum, deve seguir até sexta-feira (28). A previsão é ouvir mais de 100 pessoas — entre testemunhas da acusação, defesa e os nove réus.