Diversas regiões no Brasil estão enfrentando fortes chuvas somadas a ventos intensos, o que ocasiona destruição em massa. Agora, um ciclone extratropical está se formando no litoral da região sudeste de São Paulo, o que deve provocar grandes tempestades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
No Piauí a situação não é diferente. Em Teresina, capital piauiense, na última semana a recorrência de chuvas acarretou prejuízos na rede elétrica e ocorrências de árvores caídas em várias zonas da cidade. Duas mulheres chegaram a ficar ilhadas em um carro em um ponto de alagamento na zona Leste da capital.
O MeioNews reuniu recomendações de que providências adotar caso você esteja fora de casa durante uma tempestade que podem evitar acidentes e garantir maior segurança.
O QUE NÃO FAZER
Evite ficar exposto em áreas abertas durante fortes chuvas. Sem proteção, você fica mais suscetível a quedas de árvores e de outras estruturas como telhas e, principalmente, aos raios. Também é importante permanecer distante de muros que podem desabar a qualquer momento devido às chuvas.
Um outro ponto é se distanciar de estruturas de metal como antenas, postes e cercas elétricas. Esses materiais costumam atrair raios e a energia absorvida não atinge apenas o objeto, mas também o seu entorno, o que pode ser um risco eminente.
OUTRAS ORIENTAÇÕES
O recomendável é não enfrentar a força da água. Mesmo que você conheça bem o caminho ou tenha a percepção de que a água está baixa, não tente passar por uma enchente com o seu carro.
Ainda no mesmo sentido, caso seu veículo seja atingido por um raio é mais seguro ficar no veículo. Apesar de ser algo que pode dar medo, é necessário manter a calma, pois o chão estará totalmente energizado.