SEÇÕES

Teresina amanhece com chuva e meteorologista prevê dezembro “extremamente chuvoso”

Meteorologista prevê dezembro com chuvas acima da média e Inmet alerta para riscos de temporais em regiões do Piauí.

Teresina amanhece com pancadas de chuvas nesta terça-feira | Foto: Raíssa Morais/MeioNews
Siga-nos no

Teresina amanheceu nesta terça-feira (2) com um índice intenso de chuvas e predominantemente nublada nas principais zonas da capital.

A previsão do tempo para a cidade durante o dia é que haja uma abertura de sol à tarde e, com a chegada da noite, as pancadas de chuva retornem. As temperaturas devem variar entre mínima de 24°C e máxima de 32°C.

Durante a semana, é previsto que ocorra uma variação entre sol intenso e temporais acima da média. O meteorologista e pesquisador Werton Costa, em entrevista ao Meio News, afirmou que dezembro será um mês de chuvas intensas, ao contrário do período de B-R-O-Bró, e que o cenário é otimista.

Há previsão de fortes temporais, principalmente nas faixas cerradeiras, sertanejas e no centro-norte do Piauí.

“A tendência para o mês de dezembro é de boas chuvas. O próprio Instituto Nacional de Metrologia apontou uma previsão extremamente otimista, demonstrando um cenário de anomalia positiva ou de chuvas acima da média para dezembro”, afirmou o especialista.

Os temporais que devem acontecer, de acordo com o especialista, são resultados da aproximação das Zonas de Convergência Intertropical, associada a um sistema em formação no Atlântico Sul.

INMET ALERTA PARA TEMPORAIS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido, na manhã de domingo (30), dois avisos de perigo potencial para várias regiões do Piauí para os próximos dias. Os alertas apontam risco de chuvas fortes, ventos intensos e queda na umidade do ar.

Aviso do Inmet para chuvas intensas no Piauí - Foto: Divulgação/Inmet

A tendência também é que alguns municípios sejam afetados pela baixa umidade do ar. Dentre as áreas afetadas estão o Sudeste, Centro-Norte e Norte do Piauí. Picos, Altos e Piripiri estão entre as mais de 90 cidades que podem ser afetadas.

Em caso de rajadas de vento, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. O Inmet também orienta a não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também