O prédio que atualmente abriga a Delegacia-Geral da Polícia Civil do Piauí (DGPC), localizado no Centro de Teresina, será doado à Caixa Econômica Federal para a construção de um conjunto habitacional voltado a famílias de baixa renda.
O anúncio foi feito pelo secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, durante a inauguração do novo prédio do 1º Batalhão da Polícia Militar (BPMPI), realizada nesta quarta-feira (15), na Rua David Caldas, região Centro-Sul da capital.
reestruturação urbana
Segundo o secretário, a doação faz parte de um plano de reestruturação urbana e social do Centro de Teresina, que visa incentivar a residencialização da área central, atualmente marcada por problemas sociais relacionados ao uso de drogas e à presença de pessoas em situação de rua.
“O terreno será entregue à Caixa Econômica para a construção de um conjunto habitacional. A ideia é trazer pessoas da faixa 1, que precisam de moradia, para o Centro, contribuindo com a revitalização dessa região”, afirmou Chico Lucas.
O secretário destacou ainda que a segurança pública no Centro de Teresina não está diretamente associada à criminalidade violenta, mas a questões sociais mais profundas.
“O índice de homicídios aqui é quase zero. O problema maior está nos furtos e na vulnerabilidade social. Não é só com repressão que vamos resolver, é com políticas públicas e inclusão”, completou.
Nova sede da Delegacia-Geral será inaugurada em 2025
A Delegacia-Geral da Polícia Civil ganhará uma nova sede no bairro Ilhotas, também na zona Sul de Teresina.
O novo prédio contará com dois pavimentos, auditório, salas administrativas, estacionamento e estrutura integrada para diversos setores da Polícia Civil, incluindo:
• Gabinete do Delegado-Geral;
• Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM);
• Diretoria de Polícia do Interior (DPI);
• Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP);
• Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DPMGV);
• Diretoria Administrativa e Corregedoria-Geral da Polícia Civil.
De acordo com o delegado-geral Luccy Keiko, a nova estrutura vai modernizar e centralizar os serviços da instituição.
“Essa obra é um reconhecimento da importância do trabalho da Polícia Civil e da necessidade de um espaço mais amplo e moderno. Esperamos inaugurar a nova sede no próximo ano, com mais conforto e eficiência no atendimento à população”, declarou.