A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) participa, nesta terça-feira (25), do segundo dia da audiência de instrução e julgamento realizada no Fórum Eleitoral de Teresina. Ela e outros oito réus respondem por crimes como corrupção eleitoral, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
O QUE ACONTECEU
Em entrevista à TV Meio Norte, o tio e advogado de Tatiana, Francisco Medeiros, disse que não há ligação da vereadora com Alandilson Cardoso, apontado como namorado da parlamentar. Preso, o homem é acusado de integrar a facção criminosa que financiou a campanha de Tatiana para a Câmara de Teresina, segundo o Ministério Público.
“Não tem vínculo nenhum da vereadora com o senhor Alandilson. Não tem participação de facção criminosa dentro do processo eleitoral. Nós estamos convictos da vitória da vereadora nesse ponto", falou a parlamentar.
Em junho deste ano, um relatório da Polícia Federal revelou que a vereadora realizou videochamadas com Alandilson Cardoso Passos enquanto estava presa no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar (QCG), em Teresina. Na época, Alandilson cumpria pena em Minas Gerais, após a polícia identificar indícios de que ele seria um dos líderes da facção criminosa Bonde dos 40.
DEFESA DIZ QUE VEREADORA ESTÁ MEDICADA
Francisco disse ainda que a vereadora segue medicada, mas decidiu comparecer pessoalmente às etapas da audiência. “Ela continua laudada, mas está participando de todos os atos por decisão própria. Está medicada com remédios controlados, receitados pela psiquiatra dela”, explicou.
O advogado informou que as medidas cautelares seguem valendo, inclusive a suspensão das atividades do Instituto Vamos Juntos, ligado à vereadora. “O instituto continua fechado, mas nosso objetivo é pedir novamente que ele volte às atividades ao final da instrução”, disse o defensor.
Segundo Francisco, a defesa também insistirá na tese de contaminação das provas, especialmente sobre os dados retirados do celular de Tatiana.
O QUE DEVE ACONTECER AGORA
Durante o dia de ontem, foram ouvidas testemunhas ligadas ao instituto, além de depoentes chamados pela acusação e pela defesa. Hoje, cerca de 22 pessoas devem ser ouvidas ao longo do dia.
O namorado da vereadora, Alandilson Cardoso, não compareceu ao fórum. Segundo o Ministério Público, ele informou que só deve retornar na sexta-feira, quando está previsto o depoimento dos nove réus.
A Justiça Eleitoral confirmou que Tatiana foi a única acusada presente nesta terça-feira. Os demais réus não compareceram por questões logísticas, mas os advogados acompanham a audiência.