Um tornado do tipo landspout — formação semelhante a um tornado clássico, mas menos destrutiva — foi registrado na tarde desta quarta-feira (3), no Cerrado piauiense, chamando atenção de moradores e viralizando nas redes sociais.
O fenômeno ocorreu na região de Currais, município localizado no Sul do Piauí, e foi confirmado ao Meionews.com, pelo climatologista Werton Costa, que estava no local no momento em que as imagens circulavam. Segundo o especialista, trata-se de um evento meteorológico incomum, mas não inédito no Estado.
Sim, é um tornado, um tornado diferente dos tornados clássicos, violentos, de alto poder destruidor, que a gente chama de tornados mesociclônicos. Esses eventos mais destrutivos costumam estar associados às chamadas supercélulas, estruturas de tempestade de grande intensidade.
O que é um landspout?
O climatologista esclarece que o tornado registrado no Piauí se enquadra na categoria dos landspouts, formações menores, mas que mantêm as características essenciais de um tornado.
São fenômenos giratórios, turbilhonários, que nascem de uma nuvem cúmulo-nimbo como um funil, tocam o solo, rotacionam e têm toda a característica de um tornado. E tem até nome: é o landspout.
Ele lembra que o Piauí já possui histórico de registros semelhantes, especialmente no sul e sudeste do estado e também no litoral, onde o fenômeno ocorre na forma de tromba d’água.
O tornado no Piauí tem um histórico, inclusive em Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e na faixa litorânea, na forma de nuvem funil ou tromba d’água.
Mudanças ambientais preocupam
Apesar de ser considerado um fenômeno raro, a frequência crescente de eventos como esse preocupa os especialistas. Werton Costa destaca que a repetição desses tornados indica transformações no ambiente e no comportamento atmosférico da região:
A sua ocorrência no estado do Piauí, com constância, já denota mudanças de natureza ambiental que devem ser consideradas e objetos de reflexão por parte da sociedade.
O climatologista aponta ainda que determinadas áreas do Cerrado são mais suscetíveis ao fenômeno devido às condições termodinâmicas locais.Apesar da beleza registrada no vídeo, Costa reforça que o fenômeno deve servir de sinal de alerta:
Fenômeno bonito de se registrar, mas fica aí também o registro para reflexão sobre o tornado landspout no Cerrado