SEÇÕES

Trabalhadores entram em acordo e suspendem paralisação da limpeza urbana em Teresina

A decisão de suspender o movimento ocorreu após a empresa Ibero Lusitana se comprometer a regularizar os pagamentos.

Trabalhadores entram em acordo e suspendem paralisação da limpeza urbana | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Os trabalhadores da limpeza urbana das zonas Sul e Sudeste de Teresina decidiram suspender a paralisação das atividades após um acordo firmado na manhã desta segunda-feira (15). Os serviços de coleta de lixo, capina e varrição estavam interrompidos desde 5 horas da manhã de hoje.

Segundo o Sindicato dos Empregados das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Piauí (SEEACEP), a paralisação ocorreu devido ao atraso no pagamento de horas extras e do vale-alimentação dos funcionários que prestam serviço à empresa Ibero Lusitana, responsável pela limpeza nas duas regiões da capital.

De acordo com o presidente do sindicato, Jônatas Miranda, a decisão de suspender o movimento ocorreu após a empresa se comprometer a regularizar os pagamentos. Ele alertou, no entanto, que a paralisação pode ser retomada caso os valores não sejam pagos até a meia-noite desta terça-feira (16). “Caso o acordo não seja cumprido, os trabalhadores podem voltar a paralisar as atividades já na quarta-feira (17)”, afirmou Jônatas.

ATRASOS RECORRENTES

O SEEACEP destacou ainda que os atrasos têm sido recorrentes. No mês passado, segundo o sindicato, a empresa já havia sido notificada por situação semelhante e recebeu prazo para regularização, o que não teria sido cumprido integralmente.

Em nota, a Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informou que não há débitos da Prefeitura de Teresina com a empresa Ibero Lusitana. O órgão esclareceu que a paralisação não ocorreu por falta de repasse do município, mas pelo não pagamento de benefícios e horas extras aos trabalhadores.

A ETURB afirmou ainda que vai adotar medidas administrativas e legais contra a empresa para garantir o cumprimento do contrato e os direitos dos funcionários.

A Entidade Autárquica Teresinense de Desenvolvimento Urbano informa que não há qualquer débito da Prefeitura Municipal de Teresina com a empresa responsável pela coleta domiciliar das zonas Sul e Sudeste da capital, a Ibero Lusitana.

Esclarece ainda que tomou conhecimento da paralisação anunciada para esta segunda-feira apenas por meio de nota divulgada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública. Ressalta-se que a paralisação não decorre de inadimplência do Município, mas do fato de que a empresa não vem repassando aos trabalhadores os tíquetes e as horas extras referentes aos serviços realizados.

Diante da situação, a ETURB informa que adotará todas as providências administrativas e legais cabíveis contra a empresa Ibero Lusitana, visando assegurar o cumprimento do contrato e a garantia dos direitos dos trabalhadores.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também