SEÇÕES

Transporte público é cenário de 45% dos casos de importunação sexual no Piauí, diz secretária

Nesta terça-feira (20), um jovem de 19 anos foi preso após importunar sexualmente três mulheres em um ônibus de Teresina.

Zenaide Lustosa à esquerda, e suspeito preso por importunação à direita | Foto: Rede Meio Norte
Siga-nos no

Nesta terça-feira (20), um jovem de 19 anos foi preso após importunar sexualmente três mulheres dentro de um ônibus que trafegava pela Avenida Henry Wall de Carvalho, na zona Sul de Teresina; segundo a Secretaria de Estado das Mulheres, no Piauí, cerca de 45% dos casos desse tipo de crime ocorrem no transporte público, em razão da intensa circulação diária de pessoas.

Em entrevista à Rede Meio Norte, a secretária Zenaide Lustosa destacou ainda que 90% das mulheres têm medo de andar sozinhas nas ruas.

É importante destacar que são situações difíceis para as mulheres. Nós não temos cidades que incluam as mulheres, por exemplo, nessa mobilidade. Dentro do transporte público, é necessário haver todo um processo de orientação e formação dos profissionais que atuam nesses espaços, por parte do Governo do Estado, por meio de campanhas educativas. [...] Não é somente no transporte coletivo, mas também nos aplicativos: cerca de 10% dos casos de importunação sexual ocorrem nessas plataformas, disse a secretária.

O QUE ACONTECEU?

Na tarde desta terça-feira (20), um jovem foi preso pelo 6º Batalhão de Polícia Militar após ser flagrado importunando sexualmente três mulheres em um ônibus que fazia a linha entre o Conjunto Teresina Sul e o bairro Noivos.

Veja!

De acordo com testemunhas, o jovem estaria acariciando as passageiras e chegou até sujar uma delas. O motorista do ônibus trancou as portas e só parou em frente à delegacia. O suspeito pode ser condenado a 5 anos por importunação sexual.

As pessoas dizem: “a gente não pode mais paquerar”. Você não pode tocar na mulher sem o consentimento dela; você não pode beijar a mulher sem o consentimento dela; você não pode forçar a barra quando ela diz não, explicou Lustosa.

Suspeito preso por importunação sexual em Teresina | FOTO: Reprodução

O QUE FAZER?

Para denunciar, ligue 180 ou 190. A vítima também pode procurar imediatamente uma delegacia ou qualquer batalhão da Polícia Militar.

A importunação sexual não se resume ao toque físico, mas inclui toda e qualquer conduta que ultrapasse os limites do consentimento da vítima.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também