De acordo com o último levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do IBGE, o faturamento das atividades turísticas no Piauí cresceu 3,7% em agosto de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024.
Desta forma, o estado atingiu um salto de R$50,2 milhões para R$52,1 milhões (cálculo sem considerar o setor aéreo), o que representa um incremento de quase dois milhões de reais na economia estadual.
A infraestrutura do estado tem evoluído, assim como, a qualificação profissional e promoção de destinos no Piauí. Isso está ligado a incentivos ao setor criados para divulgar as riquezas naturais, culturais e históricas do estado.
AMPLIAÇÃO AÉREA
Dentre as ações de incentivo, no setor aéreo foi inaugurado, em Teresina, a rota direta para o Aeroporto de Congonhas (SP), com sete frequências semanais, além das conexões já existentes com Campinas e Guarulhos. Também foi ampliada a oferta de voos no trecho Fortaleza–Teresina, que passará de sete para 11 frequências semanais, atendendo à crescente demanda de passageiros.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apontam que a movimentação de passageiros nesse trajeto aumentou 2,8% entre janeiro e julho de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
GRANDES EVENTOS TURÍSTICOS
Nos últimos anos, o Piauí tem participado ativamente de grandes eventos de turismo nacionais e internacionais. Levando experiências imersivas, o artesanato local e capacitações de agentes turísticos.
Os dados apontam que entre janeiro e setembro de 2025, o Delta do Parnaíba recebeu 2.699 turistas estrangeiros, número que já se aproxima do total registrado em todo o ano de 2024 (2.951 visitantes). O Parque Nacional da Serra da Capivara também registrou crescimento, com 380 visitantes internacionais no mesmo período.
“O turismo do Piauí vive um momento de expansão e modernização. Estamos fortalecendo nossas bases com dados, tecnologia e capacitação para que o setor cresça de forma sustentável, gerando emprego, renda e orgulho para os piauienses”, destacou o secretário do Turismo, Daniel Oliveira, sobre os avanços do setor no estado.