SEÇÕES

Uespi oferece 100 vagas de auxílio-creche para estudantes com filhos pequenos

A iniciativa que busca garantir a presença dos alunos na universidade oferece até R$300 mensais para mães e pais com filhos de até seis anos

Universidade Estadual do Piauí (Uespi) | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou o edital do auxílio-creche, benefício concedido a estudantes que sejam pais ou mães de crianças menores de seis anos de idade. O novo programa oferece 100 vagas de auxílio e os as alunas e alunos contempladas receberão repasse de R$300 mensais, por até dois anos.

De acordo com a UESPI, o objetivo é garantir que as estudantes permaneçam nos cursos e garantir os direitos das crianças na primeira infância. Terão prioridade aqueles em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica, conforme previsto no edital.  

QUEM PODE SE INSCREVER?

Podem se inscrever estudantes de cursos presenciais de graduação ou tecnológicos, com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos. Outro critério necessário é estar inscrito no CadÚnico, ter a guarda legal da criança e residir com ela.

Já mães solo, pessoas com deficiência, estudantes com filhos(as) com deficiência e quem ingressou por ações afirmativas terão prioridade na seleção. Os classificados formarão um cadastro reserva, com convocação conforme a ordem de classificação. As 100 vagas estão distribuídas entre os 12 campi da Uespi. Em Teresina, o campus Poeta Torquato Neto terá 43 vagas e o Clóvis Moura, 10. As demais serão divididas entre Parnaíba, Floriano, Picos, Uruçuí, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior, Corrente, Oeiras e Piripiri.

A iniciativa é resultado da articulação entre o Pacto pelas Crianças do Piauí, o Governo do Estado e a instituição de ensino. O processo seletivo inclui inscrição via SIGAA, envio de documentos, análise socioeconômica, entrevista (se necessário) e classificação final com base na menor renda per capita.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também