A Universidade Federal do Piauí (UFPI) passou a oferecer o pagamento via Pix nos Restaurantes Universitários (RUs) por meio do aplicativo “Minha UFPI+”. A novidade já está disponível para celulares Android e atende toda a comunidade acadêmica das três unidades em Teresina, prometendo mais agilidade e praticidade na compra de fichas.
O lançamento contou com a participação da Administração Superior, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Coordenação Geral dos RUs e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI).
ENTENDA COMO VAI FUNCIONAR
Com a nova funcionalidade, estudantes e servidores podem pagar diretamente pelo aplicativo, sem precisar enfrentar filas ou realizar processos presenciais. O valor é debitado automaticamente e a carteirinha virtual do app garante o acesso ao restaurante.
Nas unidades da multicampi, o recurso já foi habilitado e aguarda apenas a instalação dos computadores necessários para seu funcionamento completo, que é a última etapa da implantação.
Segundo o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, a administração mantém diálogo constante com as direções dos campi para viabilizar a tecnologia. “Estamos com agenda agora para Floriano e Bom Jesus e, entre as principais pautas, está a conversa com as direções sobre essa iniciativa, para que, o quanto antes, possamos disponibilizar o aplicativo em todos os campi da UFPI”, afirmou.
A superintendente de Tecnologia da Informação, Clédjan Torres, destacou que o lançamento do aplicativo representa um avanço na modernização dos serviços da universidade. “Agora, a transferência é realizada diretamente pelo aplicativo e o crédito é liberado de forma imediata. Outro diferencial é o acesso aos RUs, que passou a ser feito por meio da leitura de um QR Code no próprio celular do usuário, garantindo mais praticidade, agilidade e segurança em todo o processo”, explicou.
Sueli Teixeira, coordenadora geral dos Restaurantes Universitários, reforçou os benefícios da inovação. “O aplicativo contribui para a transparência na gestão, fortalece os mecanismos de controle interno, otimiza o planejamento operacional, facilita auditorias e ainda promove práticas sustentáveis ao substituir as fichas em papel. Trata-se de uma inovação que reforça o compromisso da UFPI com a modernização, a qualidade no atendimento e a excelência na oferta de serviços de apoio acadêmico”, disse.