Câmeras de segurança registraram o momento em que um homem quebra o vidro que protegia uma imagem religiosa na Gruta da Betânia, em Lagoa do Piauí, a cerca de 40 km de Teresina. Ele pegou moedas e cédulas deixadas por fiéis como oferta.
COMO ACONTECEU
O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (27). Segundo a Polícia Militar, o suspeito agiu enquanto a funcionária responsável pela limpeza do local estava ausente. O santuário fica na Fazenda Betânia, a cerca de oito quilômetros da área urbana do município.
Segundo o Tenente-Coronel Flávio, comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar, o homem é um andarilho e foi localizado horas depois do crime na cidade de Monsenhor Gil, a cerca de 18 km do local do furto. Ele foi reconhecido por moradores após o vídeo das câmeras de segurança circular nas redes sociais.
“A população informou que ele havia sido visto em Monsenhor Gil. A equipe policial fez o acompanhamento e conseguiu realizar a abordagem. Durante a verificação, foi constatado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele, expedido no Maranhão, por falta de pagamento de pensão alimentícia”, explicou o comandante.
Francisco foi levado para a Central de Flagrantes, onde o mandado de prisão foi cumprido. Segundo a PM, ele admitiu ser andarilho e disse que costuma passar por várias cidades. Ainda de acordo com o comandante, o suspeito desembarcou de um veículo próximo à Gruta da Betânia, observou que havia dinheiro no santuário e quebrou o vidro da imagem para pegar moedas e cédulas deixadas pelos fiéis.
“O valor levado não era alto, mas o impacto do ato foi grande, já que o local tem forte significado religioso para a população”, completou o Tenente-Coronel Flávio.
História da Gruta da Betânia
A Gruta da Betânia foi construída em 1948 por Frei Vitorino, um frade que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial. Ele havia prometido erguer um local de oração caso saísse vivo do conflito. O terreno foi cedido por Maria Carmeli, moradora da fazenda, que na época costumava viajar a cavalo até Monsenhor Gil para assistir às missas.
Com o tempo, a gruta dedicada a Nossa Senhora de Lourdes se tornou um importante ponto de fé e peregrinação. Após a construção da BR-316, o número de visitantes aumentou e o local passou a receber fiéis de várias cidades. Hoje, é considerado o segundo destino religioso mais visitado do Piauí, ficando atrás apenas de Santa Cruz dos Milagres.