A vereadora de Teresina Tatiana Medeiros (PSB) rompeu o silêncio nesta sexta-feira (28), durante o último dia das audiências de instrução e julgamento no Fórum Eleitoral. Ela, o namorado e outros sete acusados respondem pelos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, peculato e fraude eleitoral. Nesta última acusação, o Ministério Público aponta como foco principal a suposta compra de votos e o financiamento da campanha eleitoral por uma facção criminosa.
De acordo com o advogado Édson Araújo, que representa a vereadora, ela prestou todos os esclarecimentos com segurança e aproveitou a oportunidade para apresentar seu ponto de vista sobre o caso.
“O depoimento da Tatiana foi encerrado e transcorreu com muita tranquilidade e segurança. Ela aproveitou a primeira oportunidade que teve diante do juízo para relatar toda a via-crúcis pela qual vem passando, apresentando sua versão e produzindo todas as provas necessárias", disse.
Vereadora apresentou vídeos como provas
Ainda conforme Édson Araújo, durante o depoimento, foram utilizados materiais audiovisuais. Ela exibiu diversos vídeos, sempre que julgou necessário para comprovar o que estava dizendo.
Com o fim da audiência de hoje, que encerra a fase de instrução, acusação, defesa e o próprio juízo irão avaliar o conjunto de provas colhidas desde segunda-feira. A partir dessa análise, será decidido se ainda há necessidade de produzir novas provas ou realizar diligências. Só após essa etapa será possível fazer uma avaliação mais precisa sobre os próximos passos.
Quanto ao prazo de conclusão, a defesa reforçou que há possibilidade do processo terminar apenas em 2026, já faltam poucas semanas para o recesso — que começa no dia 20 de dezembro — e, caso sejam determinadas diligências, é improvável que tudo seja concluído antes desse período.