SEÇÕES

VÍDEO! Conheça sanfoneiro cego que anima manhãs de passageiros no metrô de Teresina

Ele conta que é natural de Fortaleza (CE) e veio para a capital piauiense após se apaixonar.

Sanfoneiro cego toca em metrô de Teresina. | Foto: Filipe Benson
Siga-nos no

“Toco porque preciso, mas também gosto de tocar”, disse Francisco Anísio, conhecido como “Chico Anísio”, de 59 anos, que canta e toca sanfona todas as manhãs no metrô de Teresina. Com deficiência visual, em pé e acompanhado de seu instrumento de fole, ele conta que é natural de Fortaleza (CE) e veio para a capital piauiense após se apaixonar.

Diante das dificuldades da vida, Francisco relatou que começou a trabalhar quando tinha apenas seis anos. Cego desde nascença, ele aprendeu a tocar sanfona e passou a utilizar o instrumento como uma forma de se sustentar.

“Aqui eu estou tocando o pão de cada dia no metrô. O metrô é minha carteira assinada. Aqueles que puderem cooperar comigo, tudo bem. Eu gosto de tocar”, disse o sanfoneiro.

VEJA O VÍDEO!


Conforme ele, há cerca de 12 anos, a paixão por uma mulher o trouxe até Teresina, onde se instalou. Desde então, todos os dias “Chico Anísio” toca sanfona pelo metrô da cidade e, caso o veículo apresente algum problema, ele segue para os ônibus. O músico ainda destacou a experiência positiva de utilizar o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

“É bom, porque dá para andar só. Eu arrumei três guias, todos os três me roubavam, então acho melhor andar só do que mal acompanhado”, afirmou.

O registro foi feito pelo estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí, Filipe Benson, que usou o metrô pela primeira vez na manhã desta segunda-feira (8).  "Foi muito interessante encontrar o Sr. Francisco ali no transporte público. Ele foi uma figura que me chamou muita atenção, porque não é todo dia que você vê uma pessoa tocando sanfone dentro do transporte público, e muito menos uma pessoa cega. Então, é uma figura muito ímpar", descreveu. 

Tópicos
Carregue mais
Veja Também