Um fenômeno natural conhecido como cabeça d’água foi registrado nesta segunda-feira (22) na Cachoeira de Santo Antônio, em São Félix do Piauí, município localizado a cerca de 156 km de Teresina. As imagens foram gravadas pelo coordenador de Prevenção e Assistência da Defesa Civil local, Lucas Cunha.
O vídeo mostra um grande volume de água descendo pela cachoeira, que tem mais de 30 metros de queda. Segundo Lucas Cunha, o fenômeno é comum no período chuvoso e pode ocorrer tanto em rios quanto em riachos.
“No caso da cachoeira, ela é alimentada pelo Riacho Santo Antônio, que responde de forma rápida às chuvas registradas nas áreas mais altas da bacia hidrográfica, em períodos com altos índices pluviométricos na região”, explicou.
Segundo o coordenador, a cabeça d’água acontece de forma inesperada e representa risco para banhistas e visitantes, já que o nível da água pode subir em poucos minutos.
“Esse tipo de cheia acontece de maneira repentina, podendo provocar elevação rápida do nível da água e aumento significativo da força da correnteza, mesmo quando não há chuva no local”, afirmou.
Alerta para banhistas
A Defesa Civil reforça que é preciso atenção redobrada ao frequentar rios, riachos e cachoeiras durante o período chuvoso. Alguns sinais ajudam a identificar o risco:
subida rápida do nível da água;
mudança na cor da água;
aumento da força da correnteza;
descida de galhos, folhas e outros detritos;
informações sobre chuva nas cabeceiras dos rios.
“Ao identificar qualquer um desses sinais, a orientação é se afastar imediatamente do leito dos rios, riachos e das áreas de queda d’água, evitando situações de risco. O registro do vídeo tem caráter preventivo e educativo”, destacou Lucas Cunha.
A Defesa Civil orienta que turistas e moradores respeitem os alertas e evitem permanecer em áreas de cachoeira durante períodos de chuva intensa na região.