SEÇÕES

VÍDEOS: Lista do Minha Casa, Minha Vida gera protesto em frente à Prefeitura de Teresina

Moradores revoltados chegaram a tentar invadir sede da Prefeitura; eles alegam fraudes na lista de contemplados

Populares protestam em frente à sede da prefeitura após divulgação de lista do Minha Casa, Minha Vida | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A divulgação da lista de contemplados pelo programa Minha Casa, Minha Vida em Teresina, feita na segunda-feira (28), gerou insatisfação entre pessoas que esperavam ver seus nomes no documento. 

Na manhã desta terça (29), dezenas de moradores se reuniram em frente ao Palácio da Cidade, sede da Prefeitura, no Centro, e tentaram entrar no prédio para pedir explicações por parte da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan). Eles foram impedidos por guardas que reforçaram a segurança no local.

ACUSAÇÃO DE FRAUDE

A principal reclamação dos manifestantes é a possível existência de irregularidades na lista, como nomes repetidos, pessoas que já possuem imóveis e beneficiários com supostas ligações políticas. Muitos candidatos que ficaram de fora alegam que preencheram todos os requisitos do programa, mas foram desclassificados sem explicações.

O MeioNews.com entrou em contato com a Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) e com a Prefeitura de Teresina, no entanto, ainda não obteve respostas. O espaço está aberto para esclarecimentos.

LISTA COM NOMES

A lista divulgada pela Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan) traz os nomes dos classificados organizados por ordem de prioridade. Ao todo, o programa prevê a entrega de 1.008 apartamentos nas zonas Leste, Sudeste e Sul da capital. Desses, 704 estão destinados a cotas específicas (como idosos, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência), e os outros 304 são de ampla concorrência. Clique aqui e confira.

O prazo para entrar com recurso contra a desclassificação vai até esta quarta-feira (30). O procedimento pode ser feito online ou presencialmente, na própria Semplan, que funciona dentro da sede da Prefeitura.

A análise dos recursos será feita nos dias 4 e 5 de agosto, e a convocação dos contemplados está prevista para começar no dia 7.

Em nota a Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), esclareceu algumas dúvidas sobre a situação

Veja a nota oficial:

DÚVIDAS SOBRE A LISTA DE HIERARQUIZADOS

A  Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) esclarece alguns questionamentos relacionados à duplicação de nomes. Sobre candidatos hierarquizados que eventualmente aparecem duas vezes, vale explicar que isso acontece somente em relação aos suplentes, ou seja, pessoas que estão no cadastro de reserva e se enquadram em mais de uma cota social. Se o candidato que está dentro do número de vagas, por algum motivo, não seguir na seleção, o suplente preenche a vaga na cota em que, primeiramente, surgir vaga.

Os candidatos que estão dentro do limite de vagas ainda passarão por uma nova etapa de conferência documental e, a qualquer tempo, se for identificada alguma inconsistência, poderão ser desclassificados, dando lugar ao suplente da lista.

A Prefeitura de Teresina, por meio da Semplan, reforça o compromisso com a transparência e a seriedade do processo.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também