Imagens de câmeras de segurança apresentadas pelo delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), mostram o homem suspeito de quebrar as portas de vidro da Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Teresina. O caso aconteceu na madrugada do dia 3 de novembro e causou um prejuízo estimado em até R$ 26 mil.
OS VÍDEOS
Nas imagens, o suspeito aparece por volta das 4h05 da manhã usando um jaleco branco, calça e sapatos brancos. Ele foi flagrado caminhando pelas ruas do Centro em direção à catedral levando uma mochila vermelha com detalhes pretos nas costas. Outro vídeo, registrado às 4h30, mostra o homem voltando por outra rua após o ato de vandalismo.
Segundo Anchieta Nery, as câmeras do Sistema de Proteção Integrada (SPIA) foram fundamentais para rastrear o trajeto do suspeito.
Arquidiocese de Teresina se manifestou
Em nota divulgada no dia seguinte ao ato de vandalismo, a Arquidiocese de Teresina informou que não houve furtos nem outros danos além das portas quebradas e que as missas continuam acontecendo normalmente. As autoridades seguem apurando o caso para identificar o responsável.
A Arquidiocese de Teresina informa que, na madrugada desta segunda-feira, 03 de novembro, a Catedral Nossa Senhora das Dores, localizada na Praça Saraiva, no centro da capital, foi alvo de vandalismo. Criminosos quebraram as três portas de vidro da fachada principal do templo. Felizmente, não houve registro de furtos e nem de danos maiores ao patrimônio.
A Arquidiocese lamenta o ocorrido e já acionou as autoridades de segurança pública para que o caso seja devidamente investigado e os responsáveis identificados.
Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio religioso e cultural da cidade, bem como com a promoção da paz, do respeito e da segurança em nossas igrejas.
Teresina (PI), 03 de novembro de 2025