Com a chegada das festas juninas, a Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA), da Fundação Municipal de Saúde (FMS), intensificou a fiscalização e as orientações sanitárias em eventos realizados em Teresina. O trabalho começa antes mesmo das festividades, com reuniões junto aos organizadores para repassar normas, coletar informações sobre a estrutura do evento e alertar sobre cuidados essenciais para evitar riscos à saúde pública.
A gerente Jeanyne Seba explica que, com base nas informações coletadas, equipes técnicas são organizadas para realizar fiscalizações in loco durante as festas.
“Vamos verificar as condições higiênico sanitárias do local, desde a estrutura apresentada, o correto acondicionamento dos alimentos, validade dos produtos, exposição, comercialização do alimento e higiene do manipulador”, explica.
Segurança alimentar e prevenção
O principal objetivo das ações é garantir segurança alimentar e prevenir riscos de contaminação que possam levar ao adoecimento da população. Além da atuação direta dos fiscais, a GEVISA reforça a importância da participação do público. Jeanyne Seba orienta os frequentadores a também ficarem atentos a detalhes importantes, como a higiene das barracas e dos ambulantes.
“Por exemplo, ao consumir um espetinho, quebre o palito para evitar sua reutilização. Exija copos e pratos e talheres descartáveis, observe a higiene dos ambulantes e das barracas, verifique a validades das bebidas e jogue o lixo em local apropriado”, aconselha.
Ela alerta ainda para que o público verifique se o manipulador dos alimentos não está usando acessórios como anéis ou pulseiras, se está utilizando touca e se evita o contato direto entre alimento e dinheiro.
“Além disso, observem se o manipulador dos alimentos não está usando adornos, como anéis e pulseiras, que estejam usando toucas e que não esteja manipulando o alimento e dinheiro”, recomenda.
Denúncias ou reclamações podem ser feitas por meio do telefone da Vigilância Sanitária: (86) 3198-3878.