SEÇÕES

Washington Bandeira recebe alunos que vão à China e EUA e anuncia mudança no Seduckathon

Alunos do Piauí embarcam para intercâmbio na China e EUA após o Seduckathon. Conheça os projetos e a preparação para essa experiência internacional.

Secretário Whashinton Bandeira | Foto: Jéssica Machado/Portal MeioNews
Siga-nos no

“Do Piauí para o mundo”! Os intercambistas do Seduckathon, considerado o maior hackaton de escolas do mundo, estão nos preparativos finais para o embarque de seus intercambistas rumo à China e aos Estados Unidos. No total, 55 estudantes do Ensino Médio da rede estadual estiveram reunidos em solenidade com o governador Rafael Fonteles, e o secretário da educação Washington Bandeira, na tarde desta segunda-feira (17). 

“Esse é um dos dias, dos momentos, dos eventos que a gente passaria aqui várias horas vivendo este ano, se emocionando com as manifestações, com as palavras de todos aqui. E faz tudo valer a pena. Primeiro, eu queria agradecer ao governador, Rafael, por ter me confiado nessa missão que é muito desafiadora, mas que é muito gratificante de conduzir, de liderar junto com esse time cheio de competências, propósito a educação pública de nosso estado”, disse o secretário. 

Os estudantes vão emergir em temas de alta tecnologia, vivenciar metodologias diferentes, além de ter contato direto com a inovação que se destaca no exterior. O sucesso do projeto, que tem revolucionado a educação, rendeu uma nova denominação: “Do Piauí para o Mundo”. O secretário ainda destacou a educação do Piauí como o "maior legado" da gestão de Fonteles. 

“Esse vai ser o seu maior legado, governador. Não é só transformar todas as escolas públicas em tempo integral, com ensino profissional e tecnológico, com disciplinas inovadoras, com técnicos educacionais, com bolsa de incentivos financeiros, com preparação especial para as Olimpíadas, para o Enem, para o Saeb, levando a educação do Piauí à melhor do Nordeste, a quarta melhor do Brasil, muito em breve a primeira colocada do Brasil”, afirmou o secretário.

Com interesse em Desenvolvimento Web, Jogos e, especialmente, Cibersegurança, Marco Aurélio, de 18 anos, expressou a alegria em apresentar o projeto Delta RPG para os estrangeiros, buscando visibilidade para o Piauí e atrair investidores. O programa, desenvolvido pelos alunos do CETI José Pacífico, é um RPG educacional baseado na Matemática para o ENEM/SAEB, além de fortalecer a cultura e a história do Piauí.

Ele explica que a atração por Cibersegurança surgiu do Simpósio de Informática anual da sua escola, que trouxe profissionais para falar sobre o assunto. Para o estudante, a viagem, além de ser uma oportunidade para expandir conhecimentos, permitirá a realização de um sonho de criança e a superação de medos.

“Além do estudo, eu acho que assim, eu tô bastante ansioso, primeiramente, para andar de avião, porque eu tenho medo de andar de avião. E também para realizar um sonho de criança, que é conhecer a neve”, pontuou o aluno. 

Destino: China

Alunos e professores dos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs) Pinheiro Machado, Ângelo Pereira da Silva e Florisa Silva estão com a viagem marcada para a próxima quarta-feira (19). O grupo passará 30 dias em Xiamen, uma cidade que é referência internacional em economia digital e sistemas artificiais. O intercâmbio será realizado no Institute for Digital Economy & Artificial Systems (Digital Economy Research Center of the BRICS Innovation) – IDEAS. Além das aulas no instituto, eles terão uma rica imersão na cidade chinesa.

A ansiedade pela viagem é grande e vai além dos estudos. Em entrevista, o estudante Eugênio Marcelo, de 16 anos, demonstrou empolgação pela imersão cultural, destacando a diferença cultural e a gastronomia da China. O aluno do 2º ano do Ensino Médio do CETI Professor Pinheiro Machado integra o grupo que desenvolveu a plataforma EduCash, voltada para a educação financeira dos alunos.

“A cidade que é Xiamen é uma cidade portuária, cidade no mar. E as comidas que eu vou comer é polvo, lula, essas coisas que eu nunca comi. Eu queria muito. Além dessas coisas, eu queria ver como é que é as pessoas. A gente teve um curso de inglês que durou três, quatro meses. Eu já sabia, mas foi muito bom pra ajudar, porque escutar inglês é uma coisa, mas falar é muito diferente, é muito melhor. O suporte que o governo deu nesse curso de inglês ajudou muito. Eu sei que eu vou poder conversar mais quando eu estiver lá”, disse o estudante.

Preparação

Nos últimos meses, os alunos receberam uma preparação intensiva em inglês. Todos os intercambistas receberam kits completos contendo malas, notebooks, mochilas, camisetas, material escolar e vestuário personalizado. As viagens são integralmente custeadas pelo Governo do Estado.

Resultados

O Seduckathon 2025 mobilizou mais de 9 mil estudantes e, ao todo, 130 alunos e 26 professores ganharão o mundo por meio de intercâmbios para diversos países, como Portugal, Alemanha, China, Coreia do Sul, Singapura e Estados Unidos.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também