Um avião bimotor caiu às margens do rio São Manoel, na divisa entre Mato Grosso e Pará, no domingo (13), após ser interceptado por caças da Força Aérea Brasileira (FAB). Dois estrangeiros que estavam a bordo sobreviveram.
Um helicóptero da FAB, acionado pela Polícia Federal, resgatou os ocupantes, que foram detidos e levados para atendimento médico. Até a tarde desta segunda-feira (14), permaneciam sob custódia no Hospital Regional de Alta Floresta (MT).
Segundo a FAB, o avião partiu do Peru e entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização.
"O bimotor voava de forma irregular sobre a Amazônia, em rota utilizada para o tráfico de drogas e afins. O avião, modelo Seneca e prefixo PT-RBC, entrou no Brasil por volta das 9h e foi detectado pelos radares do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV)", informou a FAB nesta segunda.
Apesar das ordens para alterar a rota, o piloto do bimotor não obedeceu e a aeronave caiu em uma área remota na aldeia Ariramba, na divisa entre Mato Grosso e Pará, próxima ao município de Jacareacanga, no sudoeste paraense.
A Força Aérea informou ainda ter encontrado pacotes com uma substância semelhante à maconha perto do local da queda, mas não detalhou a quantidade.