SEÇÕES

Brasil e Europa avançam rumo a acordo estratégico sobre terras raras

Presidente da Comissão Europeia se reuniu com Lula nesta sexta (16) no Palácio do Itamaraty, no RJ

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen | Foto: Reprodução
Siga-nos no

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou nesta sexta-feira (16) que a parceria estratégica entre a Europa e o Brasil, iniciada há 20 anos, está sendo fortalecida com a assinatura do acordo Mercosul-UE.

Ursula von der Leyen celebrou o avanço das negociações rumo a um acordo político considerado crucial sobre matérias-primas críticas, como lítio, níquel e terras raras.

Acordo deve impulsionar investimentos e cadeias de suprimento

"O acordo Mercosul-UE multiplicará oportunidades como nunca antes. Com acesso mútuo a mercados estratégicos. Regras claras e previsíveis. Padrões comuns. E cadeias de suprimento que se transformam em verdadeiras rodovias para investimentos", afirmou a líder europeia durante pronunciamento no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Sobre a parceria entre Europa e Brasil, Ursula pontuou que os avanços estruturam a cooperação em projetos conjuntos de investimento, essenciais para as transições digital e limpa. 

"Isso é fundamental para nossas transições digital e limpa", explicou.

Ela também destacou que a Europa manterá os mais altos padrões em termos de transparência e respeito ao meio ambiente. 

 "Sempre garantimos que as comunidades locais sejam as principais beneficiárias do valor gerado. Assim, todos ganham. É um verdadeiro ganha-ganha. Porque essa é a forma europeia de fazer negócios", concluiu.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também