Luís Carlos Lomba, de 61 anos, conhecido como "Chocolate", um dos principais chefes do Terceiro Comando Puro no Complexo da Maré, foi preso nesta quinta-feira (13) enquanto fazia uma consulta de avaliação após passar por harmonização facial em uma clínica de estética no Rio de Janeiro. Segundo a polícia, o procedimento foi realizado para dificultar sua identificação e despistar buscas.
Foragido e trabalhando do crime à distância
Chocolate estava foragido e tinha contra si um mandado de prisão por associação criminosa e roubo, expedido em 2024. Investigado por pelo menos 35 crimes, ele atuava no tráfico em um esquema de "home office", sendo responsável por avaliar, aprovar ou reprovar a qualidade da cocaína vendida pela facção.
A prisão ocorreu durante a Operação Espoliador, que busca capturar foragidos por crimes como roubo, latrocínio e receptação. Até as 15h17 desta quinta-feira, a ação já havia resultado na prisão de 448 criminosos. Mais de 700 policiais civis participam da operação em todo o estado.
Confronto armado e viatura no valão
Durante a operação, equipes da Delegacia do Consumidor (Decon) foram atacadas a tiros na Comunidade Teixeiras, na Taquara, Zona Oeste do Rio. Um dos motoristas perdeu o controle da viatura e caiu em um valão. Diante do confronto, agentes solicitaram reforço do Grupo de Ações Táticas Especiais (GAT) do 18º BPM (Jacarepaguá). O caso segue sob investigação.