- Paulo Serra desiste de pré-candidatura ao governo de São Paulo e será pré-candidato a deputado federal em 2026.
- Decisão foi tomada após avaliação interna e diálogo político, com reunião do PSDB para definir apoio ao governo paulista.
- Serra prioriza disputa por vaga na Câmara dos Deputados, levando experiência em gestão pública e política estadual.
- Ele destaca compromisso com políticas públicas que fortaleçam municípios e promovam desenvolvimento regional.
- Serra afirma que a mudança é parte de um projeto que busca contribuir para o futuro do Brasil e do PSDB.
O presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo, Paulo Serra, anunciou nesta segunda-feira (21) a desistência de sua pré-candidatura ao governo paulista nas eleições de 2026. Em seu lugar, ele confirmou que será pré-candidato a deputado federal, com o objetivo de ampliar sua atuação política em nível nacional.
Segundo Serra, a decisão foi tomada após um período de avaliação interna e diálogo político. Ele afirmou ainda que o partido deverá se reunir para definir qual candidato receberá o apoio da sigla na disputa pelo governo de São Paulo.
Partido deve discutir apoio ao governo paulista
Ao comentar o cenário eleitoral, Paulo Serra destacou que a definição sobre alianças e apoios no estado ainda será debatida internamente pela legenda.
“Nossa federação deve ser reuniões para deliberar sobre isso”, afirmou o dirigente ao tratar da construção do posicionamento do PSDB em relação à sucessão no governo paulista.
Pré-candidatura ao Congresso Nacional
Com a mudança de planos, Serra afirmou que sua prioridade passa a ser a disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele declarou que pretende levar para Brasília experiências acumuladas na gestão pública municipal e na atuação política no estado. A seguir, veja a nota divulgada por Paulo Serra:
“Ao longo da minha trajetória na vida pública, aprendi que a Política só faz sentido quando é exercida com propósito, responsabilidade e espírito coletivo. Foi com estes princípios que construí, ao lado de pessoas incríveis, um projeto de gestão transformador em Santo André-SP, reconhecido pelos bons resultados alcançados e pela forma séria, inovadora e humana de governar.
Este trabalho ultrapassou os limites do nosso município e passou a inspirar lideranças em todo o estado de São Paulo. Foi esta trajetória que me levou à Presidência da Executiva Estadual do PSDB paulista e à Vice-Presidência Nacional do partido, funções que exerço com enorme responsabilidade e compromisso com a história da legenda.
Nos últimos meses, meu nome foi cogitado como pré-candidato ao comando do Palácio dos Bandeirantes. Recebi esta possibilidade com muita honra e gratidão, consciente da relevância de tal desafio e da confiança depositada em mim.
No entanto, após um amplo processo de reflexão, de diálogo de e avaliação sobre o atual momento político e sobre a forma como posso contribuir de maneira mais efetiva com São Paulo e com o Brasil, tomei a decisão de não disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026.
Faço essa escolha porque compreendo que minha missão, neste momento, é ainda maior: representar Santo André, o Grande ABCD Paulista e o estado de São Paulo na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, colocando nossa experiência de gestão pública a serviço de todo o País.
Desta maneira, anuncio oficialmente minha pré-candidatura a deputado federal. Quero levar para o Congresso Nacional aquilo que aprendemos e colocamos em prática ao longo dos últimos anos: planejamento, responsabilidade fiscal, inovação, eficiência administrativa e, acima de tudo, compromisso com as pessoas.
Quero defender políticas públicas que fortaleçam os municípios, ampliem oportunidades e promovam o desenvolvimento regional, fazendo, inclusive, com que o ABC tenha ainda mais voz e protagonismo nas grandes decisões nacionais.
Também acredito que este é o momento de contribuir para a construção de um novo ciclo para o PSDB, fortalecendo um partido que marcou a história do Brasil e do estado de São Paulo por meio de lideranças comprometidas com a boa gestão, o equilíbrio e a responsabilidade pública.
Recebo esta nova missão com a dedicação, o entusiasmo e a disposição que sempre pautaram minha vida pública. E, não menos importante: não encaro esta decisão como um recuo, mas, sim, como a continuidade de um projeto que nasceu em Santo André, ganhou dimensão estadual e que, agora, busca contribuir para o futuro do Brasil.
Seguirei trabalhando com diálogo, seriedade e espírito público, honrando a confiança daqueles que acreditam que é possível fazer Política longe do discurso de ódio, de escândalos e dos extremos; e com resultados, com responsabilidade e, sobretudo, com compromisso com as pessoas.”
Paulo Serra
Presidente da Executiva Estadual do PSDB de São Paulo; Vice-Presidente Nacional do Partido; e Pré-Candidato a Deputado Federal