A Polícia Civil através do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) prenderam Vitor Caetano Gonzaga da Silva, o Valentino, 5º suspeito de participar da morte do delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 33 anos, em janeiro deste ano. A prisão aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), por policiais da 2ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Crimes Contra Instituições Financeira), em um baile funk.
Segundo a polícia, o criminoso confessou a participação no crime, mas negou que seria ele o responsável por atirar contra o delegado, ele era apontado como o executor, o mesmo registrado nas câmeras de segurança no dia do crime. O criminoso utilizava uma motocicleta CB 500 roubada para deslocamento. Acabou autuado por receptação. O veículo apresentava queixa de roubo desde o dia 15 deste mês, ocorrido em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo.
RELEMBRE O CASO E OUTRAS PRISÕES
Conforme as imagens, Josenildo caminhava por uma calçada e, ao se dirigir para o meio da rua, foi abordado pelo suspeito, que percebeu que a vítima estava armada e abriu fogo. O delegado ainda tentou se esconder atrás de um carro. Na ocasião, tinha três pedreiros trabalhando.
Testemunhas relataram que o suspeito chegou em uma motocicleta com uma bag (mochila de entregador) e saiu no veículo. Josenildo Belarmino de Moura Júnior foi enterrado em Pernambuco.
Em fevereiro, uma mulher identificada como “mainha do crime”, apontada como financiadora de diversos delitos na capital, entre eles o latrocínio contra o delegado, era popularmente conhecida, liderava o esquema com oito integrantes. Segundo o delegado titular do 11º Distrito Policial de Santo Amaro, Marcel Druziani, ela fornecia armamento para os criminosos e comprava objetos provenientes dos roubos.
No dia 26, um policial militar aposentado prendeu, dois homens, de 20 e 22 anos, suspeitos na morte do delegado Josenildo Belarmino, baleado durante um assalto no dia 14 de janeiro na Chácara Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo. Segundo informações, os criminosos estavam assaltando dois pedestres na região da Vila Cruzeiro, também na Zona Sul, quando foram presos pelo PM aposentado.