SEÇÕES

Dois aviões pousam com urgência “pan-pan” no Aeroporto de Guarulhos

Código indica situação de urgência, mas sem perigo iminente a bordo

Voo da Gol declara emergência 'pan-pan' | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) registrou dois pousos de urgência com o código “pan-pan” na última segunda-feira (24). As aeronaves envolvidas eram um Boeing 737-8EH da Gol e um Airbus A321 da Latam. Apesar da prioridade no pouso e da mobilização de equipes de emergência, ambas as operações ocorreram sem intercorrências.

O primeiro caso ocorreu por volta das 17h, quando um voo da Gol, prefixo PR-GUZ, que saiu do aeroporto Santos Dumont (RJ) com destino a Congonhas (SP), precisou arremeter e desviar para Guarulhos. A companhia informou que a aeronave apresentou problemas técnicos, mas não detalhou a falha.

Já às 20h20, um Airbus A321 da Latam, que realizava o voo 3613 de São Luís (MA) para Guarulhos, também declarou “pan-pan” e teve prioridade na aterrissagem. A empresa afirmou que a medida foi tomada por “questões técnicas”, garantindo que o pouso ocorreu com total segurança e que os passageiros desembarcaram normalmente.

Ambos os casos ativaram o plano de emergência do aeroporto, e viaturas do Corpo de Bombeiros aguardavam as aeronaves na pista. No entanto, segundo a GRU Airport, operadora do terminal, “nenhuma ação extraordinária foi necessária”.

O que significa “pan-pan”?

O código “pan-pan” é utilizado para indicar uma situação de urgência na aviação. Segundo o Grupo Brasileiro de Segurança Operacional da Aviação Geral (BGAST), ele é empregado quando um voo não pode prosseguir normalmente, mas sem risco iminente para a aeronave ou para as pessoas a bordo.

Diferente do “mayday”, que indica uma situação de emergência ou perigo iminente, o “pan-pan” permite que a aeronave tenha prioridade no pouso, sem que haja risco imediato de acidente.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também