O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos, na Grande São Paulo, teve a operação de pousos e decolagens, interrompida duas vezes na tarde deste domingo de Carnaval devido à presença de sete drones no entorno das pistas, segundo o site especializado em aviação Aeroin.
As suspensões ocorreram enquanto aeronaves se aproximavam ou deixavam o terminal, em horário de alta movimentação do feriado prolongado. A presença de drones não autorizados no espaço aéreo controlado levou a segurança do aeroporto a fechar temporariamente o tráfego, provocando desvios de voos e atrasos generalizados.
Voos desviados e atrasos
Segundo o site, a primeira detecção aconteceu por volta das 16h10, interrompendo as operações por cerca de 20 minutos. Pousos foram redirecionados para:
Aeroporto Internacional de Viracopos
Aeroporto Internacional do Galeão
Aeroporto de São José dos Campos
Aeroporto de Ribeirão Preto
Aeroporto Internacional Tancredo Neves
A Polícia Militar do Estado de São Paulo informou que foi acionada por volta das 16h pela central de controle do aeroporto para verificar a presença de cerca de oito drones sobrevoando a rota de pousos e decolagens, confirmando a paralisação temporária e o cancelamento de voos.
Operação de segurança
Equipes dos Comandos e Operações Especiais (COE) do Policiamento de Choque atuaram na ocorrência com uso de bloqueador de sinal, tentando restabelecer a segurança aérea.
A presença de aeronaves não tripuladas em áreas restritas representa alto risco à navegação aérea e amplia os transtornos em um dos principais hubs da aviação comercial do país — especialmente em períodos de grande fluxo, como o Carnaval.
Nas redes sociais, passageiros relataram atrasos, conexões perdidas e mudanças de rota.