Dois homens armados invadiram a Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no Centro de São Paulo, e roubaram gravuras dos artistas Henri Matisse e Candido Portinari na manhã deste domingo (7).
De acordo com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foram levadas oito gravuras de Matisse e cinco de Portinari, pertencentes à obra “Menino de Engenho”. As peças integravam a mostra “Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade”, realizada em parceria com o Museu de Arte Moderna (MAM).
A secretaria informou que todas as obras estavam seguradas e que o prédio possui equipe de vigilância e sistema de câmeras. Segundo a pasta, todo o material que possa auxiliar a investigação está sendo repassado às autoridades. A Polícia Militar atendeu à ocorrência, e a Guarda Civil Municipal reforçou o policiamento no entorno.
O prefeito Ricardo Nunes afirmou que as câmeras do programa Smart Sampa registraram os suspeitos, que já estão sendo procurados.
A Biblioteca Mário de Andrade havia publicado, no sábado (6), uma imagem da mostra. Na foto, é possível identificar que as oito obras roubadas de Matisse estavam dispostas no canto esquerdo do painel exposto.
Entre as gravuras levadas estão: Le clown, Le cirque, Monsieur loyal, Cauchemar de l'Éléphant Blanc, Le Codomas, La nageuse dans l’aquarium, L’avaleur de sabres e Le Cowboy.
Como foi o roubo
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que os criminosos renderam uma vigilante e um casal de idosos que visitava a biblioteca. Depois, seguiram até a cúpula de vidro, onde recolheram documentos e oito quadros, guardando-os em uma sacola de lona. Os suspeitos fugiram pela entrada principal.
Vigilantes do local chegaram a pedir ajuda a policiais militares que estavam em patrulhamento na região, mas os dois homens não foram encontrados. O caso foi registrado no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) e será investigado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).
Em nota, o Museu de Arte Moderna manifestou “profunda solidariedade” à Biblioteca Mário de Andrade e à sua equipe diante do roubo.
Obras e artistas
Candido Portinari é considerado um dos maiores nomes da arte brasileira e o artista do país com maior projeção internacional. Em 2007, quadros seus expostos no Masp, entre eles “O lavrador de café”, também foram alvo de criminosos.
Henri Matisse, pintor e gravurista francês, é um dos principais representantes da arte moderna e líder do movimento fauvista, marcado pelo uso de cores intensas e expressivas. A exposição na BMA exibia 20 pranchas do artista, incluindo ilustrações do livro Jazz.
A biblioteca
Fundada em 1925 e mantida pela prefeitura, a Biblioteca Mário de Andrade é a segunda maior do país e a maior biblioteca pública da capital paulista. Em 2024, completou 100 anos e recebeu mais de 207 mil visitantes. O nome atual foi adotado em 1960, em homenagem ao escritor modernista.