SEÇÕES

Incomodado com 'fofocas' em Tremembé, Robinho pede à Justiça para ser transferido

Pedido foi protocolado logo após ex-jogador ser chamado por juíza para prestar esclarecimentos sobre supostos privilégios dentro da penitenciária

Robinho em audiência | Foto: Reprodução
Siga-nos no

Condenado a nove anos de prisão por estupro, Robinho pediu transferência da Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo, onde cumpre pena há um ano e meio. O requerimento foi apresentado por seu advogado, Mário Rossi Vale, à juíza Sueli Zeraik de Oliveira Armani, corregedora dos presídios da região de São José dos Campos.

A magistrada recebeu o pedido, mas destacou que esse tipo de solicitação deve ser analisado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), e não pela Justiça, por se tratar de uma decisão administrativa. Ainda assim, ela registrou não se opor à remoção, caso sejam cumpridos os requisitos legais e comprovada a existência de vaga em outro estabelecimento prisional.

SUPOSTOS PRIVILÉGIOS NA PRISÃO

O pedido de transferência foi protocolado logo após Robinho ser chamado pela juíza para prestar esclarecimentos sobre supostos privilégios dentro da penitenciária. Na audiência, o ex-jogador negou receber tratamento diferenciado e afirmou que todos os presos são tratados igualmente. Na petição, a defesa solicitou a transferência para um dos centros de ressocialização de Limeira, Rio Claro ou Bragança Paulista, alegando boa conduta, ausência de faltas disciplinares e a possibilidade de desativação da Penitenciária II de Tremembé.

A unidade onde Robinho cumpre pena, chamada Dr. José Augusto César Salgado, integra o complexo penitenciário de Tremembé, que abriga cerca de 7 mil presos distribuídos em cinco casas penais.

Penitenciária II de Tremembé, conhecida como o "presídio dos famosos" — Foto: Reprodução 

PENITENCIÁRIA FAMOSA

A Penitenciária II ganhou fama como o “presídio dos famosos” por concentrar detentos de grande repercussão pública. Por suas celas já passaram os irmãos Daniel e Cristian Cravinhos, Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Lindemberg Alves Fernandes.

Segundo funcionários e agentes penitenciários ouvidos pelo GLOBO, Robinho desfruta de regalias dentro da prisão. A pedido dele, seu pastor particular passou a frequentar a unidade e ministrar cultos evangélicos. Desde sua chegada, as visitas aumentaram em cerca de 30%, reflexo do assédio de curiosos e admiradores. Robinho também atua como técnico e jogador do Tremembé Futebol Clube, o time formado por detentos. O ex-atleta costuma presentear colegas com chuteiras e já chegou a pagar advogados para outros presos.

Apesar da rotina estável, Robinho tem confidenciado a funcionários que deseja deixar Tremembé, queixando-se do excesso de atenção, das fofocas e da convivência forçada com outros presos célebres.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também