João Gabriel Hofstatter de Lamare, de 20 anos, teve um mal súbito e morreu devido a uma parada cardiorrespiratória durante a Maratona Internacional de Porto Alegre, no último sábado, data em que comemorou o seu aniversário. O jovem era aluno do curso de ciência de dados e inteligência artificial da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).
COMO ACONTECEU?
João Gabriel participou da prova de 21 km quando caiu por volta da milha 20. O jovem era praticante de esportes e já havia participado de outras provas de corrida em 2024.
Em nota, o clube afirmou que João Gabriel estava inscrito regularmente e que uma equipe médica foi acionada imediatamente para prestar atendimento. Foram cumpridos os protocolos de ressurreição, o jovem não resistiu e teve a morte constatada no local. "A organização mantém contato com os familiares, prestando toda a assistência necessária", disse o texto.
GOVERNO LAMENTOU
O governador Eduardo Leite (PSD), que competiu na prova junto com o marido, o médico Thalis Bolzan, publicou um vídeo lamentando o episódio e disse que só soube do ocorrido depois do término da prova.
Hoje foi um dia de muita alegria para milhares de pessoas participando das maratonas de Porto Alegre, mas infelizmente para uma família, um dia de muita dor, disse Leite.