Médico e mais seis são presos em operação da Polícia

Operação desarticula grupo clandestino que realizava aborto.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O médico, ex-prefeito de Maracanaú municipio proximo a Fortaleza e ex-deputado estadual Dionísio Broxado Lapa Filho foi um dos alvos da Operação Exterminador do Futuro, realizada pelo Ministério Público, com apoio da Polícia Civil. Ontem de manhã, ele e outras seis pessoas foram presas acusadas da prática de aborto em Fortaleza e Maracanaú. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado trabalha no caso desde abril, a partir de uma representação do Movimento Internacional Pela Vida (Movida). Cerca de 10 mulheres que se submeteram a procedimento abortivo pelo grupo foram identificadas e devem ser interrogadas a partir de hoje.

Durante os sete meses de investigação, foram captadas escutas telefônicas e imagens que comprovam a ação do grupo na clínica Dionísio Lapa, no Bairro de Fátima, e no Hospital Associação Beneficente e Médica de Pajuçara (Abemp), em Maracanaú (Ceará). A partir do trabalho de inteligência, foi descoberto que cerca de cinco mulheres eram atendidas por dia na clínica clandestina. O procedimento abortivo custava R$ 2 mil e durava menos de 20 minutos. O perfil das pacientes era jovens da classe média-alta. Segundo os promotores, a estrutura da clínica abortiva era precária. Muitos equipamentos, como estufas, estavam enferrujados. O Ministério Público não disponibilizou cópia das provas para a imprensa.

De acordo com o promotor Marcos William Leite, o médico Dionísio Lapa usava várias estratégias para dificultar qualquer tipo de investigação. A clínica costumava funcionar a partir das 18 horas e seguia pela madrugada - quando não é permitido por lei o cumprimento de mandados de busca. No mês passado, o médico também evitou frequentar a clínica e o hospital, e chegou a levar parte do material utilizado nos procedimentos abortivos para a sua residência. ?Finalmente conseguimos provas contundentes de uma ação criminosa que já era pública e notória para boa parte da sociedade?.

Foram expedidos mandados de busca e apreensão nas duas unidades de saúde e na casa do médico. Na manhã de ontem, a Operação Extermínio do Futuro recolheu fichas e materiais cirúrgicos ? alguns ainda com sangue.

Dos seis mandados de prisão preventiva, apenas um não foi cumprido. A auxiliar de enfermagem Elizabeth de Lima está de licença do trabalho e fora do Estado. A secretária Adriana Fernandes, o porteiro Ricardo Henrique de Lima Demétrio, a atendente Antônia Deuziana Mota Teixeira e o segurança Francisco José de Lima foram ouvidos na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Ceará e seguiram para a Delegacia de Capturas e Presídio Feminino. Somente o segurança e motorista do médico, José Ilton do Carmo, foi preso em flagrante pelo porte ilegal de munição de calibres 38 e 12. Ele prestou depoimento no 34º Distrito Policial. O médico Dionísio Lapa foi levado ao Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará.

Quem

ENTENDA A NOTÍCIA

Dionísio Lapa é ginecologista e obstetra, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Maracanaú. Ele é acusado de realizar abortos clandestinos há mais de 30 anos na cidade. Ele foi um dos presos na Operação Exterminador do Futuro.

OPERAÇÃO

Segundo a promotora auxiliar do Júri Joseana França, os mandados de prisão serão encaminhados à Justiça e oferecido a denuncia que dá indicio para ser iniciado o procedimento judicial.

Sobre a Operação Exterminador do Futuro, o promotor Marcos William disse que as investigações vão continuar.

O aborto é considerado crime no Brasil, salvo nos casos em que haja risco de morte para a gestante ou quando feto foi gerado em decorrência de um estupro. O Código Penal prevê pena de 1 a 3 anos de prisão para a gestante, e de 1 a 4 anos para o médico ou outra pessoa que realize o aborto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES