Uma militar de 25 anos, identificada como Maria de Lourdes Freire Matos, morreu carbonizada na tarde desta sexta-feira (5/12) após um incêndio atingir o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (RCG) do Exército, no Setor Militar Urbano, em Brasília. Cabo da Força, ela integrava a banda de música do Regimento.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 16h06. Ao chegar, as equipes encontraram uma edificação completamente tomada pelo fogo e grande quantidade de fumaça.
Os bombeiros iniciaram o combate às chamas e realizaram o resfriamento das construções vizinhas para impedir a propagação do incêndio, já que o local continha bastante material combustível.
O incêndio foi controlado rapidamente e, durante o rescaldo, os socorristas localizaram o corpo da militar, já carbonizado.
Perícia e investigação
A perícia do CBMDF e a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foram acionadas e ainda investigam as causas do incêndio, que permanecem desconhecidas.
Em nota, o Comando Militar do Planalto confirmou a morte da militar e informou que o corpo foi encontrado nas dependências da banda de música do Regimento. A corporação afirmou que os bombeiros atuaram imediatamente com apoio dos próprios militares do 1º RCG.
“A família da militar está recebendo todo o apoio necessário do Comando Militar do Planalto neste momento de dor”, diz o comunicado.
Uma investigação foi aberta para apurar as circunstâncias do ocorrido, com perícias conduzidas pelo Batalhão de Polícia do Exército, pela Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros.