PF apreende bolsa com dinheiro em casa de delegado federal no Pará

Uma quantia em dinheiro foi apreendida na casa do delegado, mas o montante não foi informado pela PF. Havia notas de euro, dólar e real.

Bolsa com | Divulgação/PF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O delegado federal Everaldo Eguchi (Patriota), que foi candidato à prefeitura de Belém, em 2020, é um dos alvos da "Operação Mapinguari", da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (14), no Pará. A ação, que investiga o vazamento de informações de dentro do órgão, cumpriu mandados de busca e apreensão em Belém, Marabá, Parauapebas e Goianésia do Pará.

Uma quantia em dinheiro foi apreendida na casa do delegado, mas o montante não foi informado pela PF. Havia notas de euro, dólar e real. Ele foi afastado do cargo, por determinação da Justiça Federal. 

Notas de Dólar, Euro e Real foram apreendidas na casa do delegado | FOTO: Reprodução / PF 

De acordo com a PF, além do delegado, seis empresários ligados à exploração ilegal de manganês do sudeste do Pará foram alvos da operação. As investigações apontam que o delegado teria vazado informações aos empresários.

A Polícia Federal informou, ainda, que a investigação do vazamento de informações iniciou em 2018 e trata da violação de sigilo funcional ocorrida durante a operação "Migrador", em Marabá. Ainda segundo a PF, na época o vazamento trouxe prejuízo para investigação porque os investigados tiveram conhecimento antecipado da ação policial e conseguiram fugir.

De acordo com a Polícia, também estão sendo investigados os crimes de corrupção passiva e ativa, e associação criminosa, com penas previstas superiores a 20 anos de reclusão.

Delegado afastado

O Ministério Público Federal se manifestou favorável ao afastamento do delegado Eguchi e disse que "considera graves os fatos relatados pela PF, que indicam que o investigado tem se valido de sua função na PF para alcançar fins ilícitos e ilegítimos, havendo ele se apropriado, de maneira pouco republicana, do aparelho estatal para privilegiar interesses próprios". O afastamento, segundo o MPF, é necessário para evitar interferências nas investigações.

Delegado Eguchi | FOTO: Elivaldo Pamplona/ O Liberal

Eguchi foi o segundo colocado nas últimas eleições municipais, em Belém. Ele tinha apoio do presidente Jair Bolsonaro, chegou até o segundo turno, mas perdeu com 48,24% dos votos (364.003) para o candidato do PSOL, Edmilson Rodrigues. O candidato derrotado chegou ao segundo turno após alcançar 23,06% (167.599) no 1º turno das eleições.

Com informações do G1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES