Delegacia de crimes eletrônicos já existe no Piauí

O Delegado-geral da Polícia Civil informou que foram nomeados seis analistas especialistas em informática, e dois deles trabalharão na delegacia

Avalie a matéria:
O delegado James Guerra | Reprodução Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a explosão das redes sociais e as eleições 2012 chegando, foi criada a Delegacia de Crimes Eletrônicos, devidamente estruturada e preparada. O Delegado-geral da Polícia Civil do Piauí James Guerra deu entrevista ao programa Agora, da Rede Meio Norte, para dar mais detalhes.

O delegado explicou que em regra, crimes eleitorais são de competência da Polícia Federal. A Polícia Civil só atuaria em casos que a Justiça Eleitoral requisitar, ou em casos de crimes à honra. O recente caso envolvendo o candidato a prefeito Wellington Dias (PT) e o ex-presidente Lula, por exemplo, James Guerra disse se configurar tanto num tipo de crime como no outro.

James Guerra falou que os crimes são facilmente rastreáveis, inclusive casos em que o criminoso usa perfis falsos, os famosos ?fakes?. ?Sempre que o usuário acessa uma página, ele deixa uma marca de IP, que é rastreada por nossos especialistas, e assim podemos chegar até ele? explicou o delegado. Então, através de determinação judicial, a polícia entra em contato com o administrador da rede social e este retira a postagem. Por ser um crime de menor potencial ofensivo, a pena não ultrapassa 4 anos, podendo ser de prestação de serviços comunitários, multa ou advertência. Mas então, o acusado deixa de ser réu primário.

A Delegacia de Crimes Eletrônicos funciona na rua Barroso, 262, na sede da Polícia Cívil, sob comando da delegada Érica. James Guerra informou que foram nomeados seis analistas especialistas em informática, e dois deles trabalharão na delegacia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES