O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou a realização de perícia no celular do professor piauiense José Emmanuel Ribeiro, de 32 anos, morto em uma parada de ônibus de Sobradinho (DF), no dia 4 de janeiro deste ano. A vítima era filho do vice-prefeito de Isaías Coelho, no Piauí.
A decisão atendeu a pedido da defesa de Guilherme Silva Teixeira, que confessou o homicídio. O despacho foi assinado pelo juiz Evandro Moreira da Silva e determina que o Instituto de Criminalística faça o exame no aparelho, que já havia sido apreendido, em caráter de urgência, por se tratar de processo com réu preso.
Segundo o advogado Luis Gustavo Delgado, a perícia é considerada necessária para esclarecer o contexto dos fatos investigados.
A medida visa assegurar a integridade dos elementos de prova, a observância da cadeia de custódia e a mais ampla reconstrução possível dos acontecimentos, contribuindo para o esclarecimento completo dos fatos e para a formação do convencimento com base em elementos técnicos, verificáveis e submetidos ao contraditório, acrescentou a defesa em nota.
Procurada, a Polícia Civil do DF esclareceu que o inquérito já foi concluído e encaminhado à Justiça e informou que não se manifesta a respeito de casos que já se encontram na esfera judicial. Os advogados também ingressaram com um pedido de liberdade para Guilherme Silva Teixeira. O pedido ainda não foi julgado.
ENTENDA O CASO
- Em 4 de janeiro de 2025, o professor João Emmanuel Ribeiro foi morto em uma parada de ônibus na região do Grande Colorado, em Sobradinho.
- O crime foi registrado pouco antes das 6h da manhã. A vítima foi espancada e ficou com a marca do chinelo do suspeito impressa no rosto.
- O suspeito do crime, Guilherme Silva Teixeira foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal no dia seguinte.
- Guilherme declarou que estava na parada de ônibus esperando uma carona para ir ao trabalho, quando começou a discutir com o professor e, em seguida, o agrediu até a morte.
- Em depoimento, ele confessou que matou João Emmanuel e disse que o atacou após receber uma proposta sexual. Disse também que o objetivo era só “dar um se liga” na vítima.
- A morte do professor gerou comoção no DF e também no Piauí, onde ele nasceu. João Emmanuel é filho do vice-prefeito do município de Isaías Coelho (PI), George Moura.
(Com informações do Metrópoles)