A professora Juliana Santiago, morta a facadas por um aluno em sala de aula, antes do crime acontecer havia realizado uma dinâmica em grupo, distribuindo chocolates e versículos bíblicos à turma. Um dos vencedores do momento de descontração é João Cândido da Costa Júnior, de 24 anos, apontado como autor do crime.
Ele chegou a abraçar a vítima em agradecimento. A aula tinha como tema “prisões no Brasil”. O estudante Marisson Dourado relatou que antes do início da aula enviou um email comemorando o início do período letivo, de acordo com a apuração do G1.
Hoje teremos assunto novo, alinhado com bate-papo descontraído e um jogo de perguntas e respostas, com premiação. Aqueles que acertarem nossa pergunta do quiz jurídico terá uma noite mais doce, dizia o e-mail.
MOTIVADA E ESPERANÇOSA
No momento da dinâmica, a professora entregou aos alunos um bilhete contendo o seguinte versículo: "O que é nascido de Deus vence o mundo". Uma aluna chegou a publicar a foto do bilhete nas redes sociais.
Marisson relatou que Juliana estava esperançosa para o início das aulas e chegou a prometer a turma que seria a melhor disciplina da semana. Ele destacou a fé da professora e a forma como ela buscava motivar os alunos.
Ela falou no reencontro: 'Olha, esse semestre eu vou ter um desafio, porque a minha matéria, que é de Direito Processual Penal, será a matéria de sexta-feira. Então vocês podem ter certeza, vai ser a melhor matéria da semana'. Ela estava totalmente motivada para fazer uma aula diferente, sempre alimentando a gente também com a fé, disse.
ENTENDA O QUE HOUVE
Juliana foi atacada e morta dentro de uma sala de aula do Centro Universitário Aparício Carvalho (Fimca) na noite de sexta-feira (6). O caso ganhou repercussão nacional. No momento do crime a professora e escrivã da Polícia Civil, foi golpeada na região do tórax com perfurações na altura dos seios, além de um corte profundo no braço direito.
De acordo com testemunhas, o ataque ocorreu após o término da aula. O aluno do 5º período de Direito, identificado como João Cândido, teria aguardado o momento em que a professora ficou sozinha na sala para iniciar uma discussão. Em seguida, ele a atacou utilizando uma faca. Ele tentou escapar após o crime, mas acabou sendo contido.