O estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, aconteceram em 28 de janeiro de 2023. A jovem foi morta dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma calourada.
Depois do crime, o assassino Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, passou cerca de quatro horas com o corpo, onde ele ainda cometeu violências sexuais e fez imagens do corpo.
O jovem foi indiciado por homicídio duplamente qualificado, além de estupro, vilipêndio de cadáver (violência após a morte) e fraude processual, já que o suspeito tentou ocultar provas do crime.
A Justiça converteu para a prisão para preventiva um dia após o crime. O inquérito foi concluído em nove dias, e a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro, sendo aceita pela Justiça no dia 17.
No dia 29 de outubro de 2023, Thiago Mayson da Silva Barbosa foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão. Na época, o jornal Daily Star, veículo britânico, noticiou o crime.