Quatro homens — Robishley Hirnani de Oliveira, 53 anos; Rafael Juliano Marascalchi, 43; Diego Henrique Afonso; e Alencar Gonçalves de Souza, 36 — estão desaparecidos desde a última terça-feira (5) em Icaraíma, no noroeste do Paraná. Segundo o boletim de ocorrência, o grupo havia viajado para cobrar uma dívida de R$ 1 milhão relacionada à compra de uma propriedade rural.
Robishley, Rafael e Diego saíram de São José do Rio Preto (SP) na manhã de segunda-feira (4) e chegaram ao Paraná no fim da tarde, onde se encontraram com Alencar, que havia contratado o trio para o serviço de cobrança. Naquele mesmo dia, eles teriam visitado a propriedade alvo da negociação e combinado com o suposto devedor um novo encontro para o dia seguinte.
A última vez em que foram vistos foi na manhã de terça-feira (5), em uma padaria. Pouco depois, por volta das 11h, perderam contato com familiares, e os celulares passaram a cair direto na caixa postal. A esposa de Robishley, Denise Cristina Pereira, registrou o desaparecimento na quarta-feira (6).
Rafael, casado, pai e avô, vive da renda de imóveis que possui e, eventualmente, realizava serviços de cobrança para conhecidos. Robishley, amigo de Rafael, era pai de dois filhos — uma menina de sete anos e um bebê de sete meses — e já havia trabalhado com o amigo em outras ocasiões. Diego, morador de Olímpia (SP), acompanhava a dupla na cobrança.
Alencar, que também sumiu, era conhecido por ser próximo da família e nunca havia desaparecido antes.
As buscas contam com um helicóptero equipado com câmeras de infravermelho para detectar calor humano. No sábado (9), a Polícia Civil do Paraná passou a investigar o caso como homicídio e pediu a prisão de dois suspeitos. Até a última atualização, nenhum dos quatro havia sido localizado.