O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes enviou ao Ministério da Justiça, nesta sexta-feira (12), dados sobre o presídio onde a deputada Carla Zambelli (PL-SP) pode ficar presa se for extraditada para o Brasil.
O objetivo do documento é que o ministério repasse as informações às autoridades da Itália, que querem saber em que condições Zambelli ficará presa no Brasil caso seja extraditada.
10 ANOS DE CONDENAÇÃO
Zambelli foi condenada a 10 anos de reclusão em regime inicialmente fechado pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em julho de 2025, Zambelli foi presa em Roma, na Itália, para garantir sua extradição para o Brasil.
De acordo com o documento enviado ao Ministério da Justiça, Zambelli pode cumprir pena na Penitenciária Feminina do DF, popularmente conhecida como Colmeia.
O QUE DIZ O STF
A resposta enviada pelo STF foi produzida pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP). Além das informações, fotos também foram anexadas ao documento.
No documento, a pasta afirma que além de Zambelli poder cumprir a pena na PFDF, o local opera sob acompanhamento contínuo de órgãos de controle e conforme os princípios da Administração Pública.
Além disso, as denúncias de violação de direitos ou de condutas incompatíveis são apuradas na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal.
Com informações do g1.