Um tubarão-cabeça-chata provavelmente foi o responsável pela mordida que matou um Deivson Rocha Dantas de 13 anos na praia Del Chifre, em Olinda (PE), na quinta-feira (29). Conforme análise do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), a lesão sofrida pela vítima aparenta ter sido feita por um animal dessa espécie, que é bastante comum em todo o Grande Recife.
De acordo com o Cemit, a lesão, localizada na coxa direita do garoto, tinha 33 centímetros de diâmetro. Por causa disso, os pesquisadores acreditam que o animal, cujo nome científico é Carcharhinus leucas, tinha comprimento entre três metros e três metros e meio.
O QUE SE SABE?
Deivson Rocha Dantas estava brincando com amigos na água quando aconteceu o ataque. Ele chegou a ser levado para o Hospital do Tricentenário, mas faleceu no caminho, de acordo com o médico Levy Dalton, clínico geral que atendeu o garoto.
Ele tinha uma lesão bastante extensa, num local de artérias no membro inferior, e como a lesão foi bastante extensa, provavelmente ele perdeu bastante sangue. E isso foi o quadro que fez o levar a um quadro de óbito. Ele já chegou aqui na unidade sem vida, declarou.
SAMU FOI ACIONADO
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que foi acionado às 14h21 para uma ocorrência de "incidente envolvendo animal marinho", mas, quando chegou ao local, constatou que a vítima já tinha sido socorrida.
Como foi uma área extensa, com artérias, perdeu bastante sangue. [...] Seria um caso bastante difícil mesmo com o suporte da equipe avançada do Samu. Mas eu não sei se, se o Samu chegasse a tempo, o paciente chegaria com vida aqui. Não dá para saber, infelizmente, afirmou o médico.
No local, há placas de aviso sobre o risco de incidentes com tubarões.