O vaqueiro Xavier Mãozinha, 60, natural do município de Bom Jardim (PE), morreu na sexta-feira (19) após sofrer um acidente durante uma disputa de Vaquejada no Parque J. Galdino, em Surubim, no Agreste de Pernambuco.
De acordo com relatos e registros feitos por frequentadores da vaquejada, o competidor caiu do cavalo e bateu a cabeça contra o muro de proteção da pista de vaquejada. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. Um vídeo do momento da queda foi registrado e divulgado em diferentes redes sociais.
Velório
O velório do vaqueiro será na quadra da encruzilhada da cidade de Bom Jardim. O corpo dele está previsto para chegar às 10h de domingo (21). O enterro será no cemitério da cidade natal de Mãozinha.
Na vaquejada em que ele participou, os integrantes disputam prêmios — até domingo (21) — nas categorias profissional, intermediário, aspirante, amador, derby portal, master, feminina e jovem. Os vaqueiros lutam por valores de R$ 5 mil a R$ 110 mil.
O QUE DIZ A ORGANIZAÇÃO DA VAQUEJADA DE SURUBIM?
Em nota divulgada nas redes sociais, a direção do Parque J. Galdino lamentou a morte de Mãozinha Xavier.
"Com profundo pesar, lamentamos a partida de Mãozinha, que nos deixou enquanto fazia o que mais amava: correr vaquejada. Sua coragem e alegria permanecerão vivas na memória de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que Deus conforte os corações enlutados e que seu legado no esporte jamais seja esquecido."
Nas redes sociais, a morte de Xavier Mãozinha gerou comoção entre vaqueiros e admiradores da vaquejada. A causa oficial da morte não foi divulgada.