Quatro policiais militares executaram um colombiano e planejaram uma versão contraditória para o boletim de ocorrência. O caso aconteceu em 24 de dezembro de 2024 no apartamento da vítima em São Paulo, e os agentes foram indiciados nesta semana.
COMO ACONTECEU?
Os PMs foram chamados para verificar um possível caso de ameaça, e encontraram o colombiano, em aparente surto, machucando um cachorro. Então, iniciaram uma negociação para que ele se entregasse, mas, depois de mais de 10 minutos, a conversa tomou outro rumo.
Cerca de 10 policiais estavam em um corredor do prédio e o homem em posse de uma faca. Ele chegou a ser convencido a abandonar a arma após um dos negociadores afirmar que ninguém o machucaria. No entanto, dois minutos depois, o colombiano pega novamente, ocorrendo os tiros.
Veja!
O QUE SE SABE?
As imagens das câmeras corporais foram obtidas pela Polícia Civil e pela TV Globo. As autoridades descobriram que quatro policiais manipularam a versão no boletim de ocorrência. Segundo a perícia, foram mais de 40 disparos realizados, que atingiram tanto o colombiano quanto o cachorro. Ele teve 35 perfurações.
Confira o diálogo entre os policiais:
PM (chefe): Foi pra cima? Foi pra cima? Então foi necessário utilização. Procedimento diz. Ele foi pra cima, fora de si, com uma faca ameaçando a vida dos senhores. Foi necessário a utilização. Entendeu? Calma
PM 2: Acionei duas vezes a taser e não...
PM (chefe): Ou seja, indivíduo armado de faca, agressivo, colocando a vida dos senhores... O procedimento diz o quê? Arma de fogo. Mesmo assim tentaram utilizar a taser (arma de choque). Ou seja, tentaram um método menos letal dentro da possibilidade, certo? Não há o que se falar. Primeiro de tudo, o senhor se acalma (para um dos PMs). Porém, procedimento é procedimento, senhores. Quem disparou? (PMs levantam a mão). Apenas vocês quatro, né? Tá bom.
PM 3: Após os disparos, deu uns dois disparos, ele continuou resistindo. Não cessou a agressão
PM (chefe): Não cessou a agressão, porque nós disparamos até... [PMs respondem: "cessar a agressão"] Cessar a agressão.
PM: Cara, em termos rápidos, o vizinho ouviu gritos, achou que poderia ser uma criança e viu sangue na sacada do... outra ligação falou se sangue na sacada. O indivíduo aqui descontrolado, ele tava cortando o cachorro dele. Aí tentamos inicialmente só conter aqui, porém ele tava com uma faca, veio pra cima da equipe, a equipe ainda tentou taser e disparos, né? Sem novidades, sem novidades.
PM: Valeu hein, pra nós, pra nós. Deus abençoe. Feliz Natal.