61% desaprovam Bolsonaro questionar resultado da eleição, diz Quaest

No fim de novembro, o PL, partido de Bolsonaro, entrou com uma ação de teor golpista no TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

Jair Bolsonaro | Poder 360
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Pesquisa do Instituto Quaest contratada pelo banco Genial Investimentos mostra que a maioria da população desaprova a reação do presidente Jair Bolsonaro (PL) de questionar o resultado da eleição, após ser derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva.

Jair Bolsonaro Foto: Poder 360

De acordo com o levantamento, que entrevistou 2.005 pessoas entre 3 e 6 de dezembro, 61% desaprovam colocar dúvida sobre as urnas, contra 34% que aprovam. Outros 5% disseram não saber ou não responderam.

No fim de novembro, o PL, partido de Bolsonaro, entrou com uma ação de teor golpista no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), pedindo para anular os votos de 59% das urnas usadas no 2º turno. A Corte rejeitou a ação e multou a sigla em R$ 22,9 milhões por agir de má-fé.

Bolsonaro questionou o resultado da eleição. Você...

Desaprova: 61%

Aprova: 34%

Não sabe/não respondeu: 5%

A Quaest também questionou o que os eleitores acharam do comportamento do presidente após o pleito: 45% acharam que ele reagiu mal, enquanto 41%, bem. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois pontos de vista estão empatados tecnicamente. 8% acharam que ele não reagiu nem bem, nem mal, enquanto 6% disseram que não sabem ou não responderam.

O presidente está recluso desde a derrota nas urnas, e não reconheceu publicamente a vitória do adversário. Ele só participou de três eventos públicos desde então, e não discursou em nenhum deles. Além disso, reduziu a frequência de publicações nas redes sociais e abandonou a transmissão ao vivo que fez semanalmente durante todo o mandato.

Diante do resultado das eleições, Bolsonaro se comportou...

Mal: 45%

Bem: 41%

Nem bem, nem mal: 8%

Não sabe/não respondeu: 6%

A pesquisa também questionou a opinião dos eleitores sobre as manifestações de apoiadores de Bolsonaro, que protestam contra o resultado das urnas. 45% acreditam que são antidemocráticas, mesmo percentual dos que pensam ser democráticas. Outros 11% disseram não saber, ou não responderam.

Desde a noite da eleição, bolsonaristas bloquearam rodovias e se reuniram na porta de quartéis, alguns pedindo intervenção das Forças Armadas.

Sobre os movimentos após as eleições, você diria que

São movimentos antidemocráticos: 45%

São movimentos democráticos: 45%

Não sabe/não respondeu: 11%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES