78 mil agricultores com problemas de estiagem serão beneficiados

Garantia Safra terá suas parcelas adiantadas para que os agricultores que tiveram problemas com a falta chuvas não sejam completamente prejudicados

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Garantia Safra terá suas parcelas adiantadas para que os agricultores que tiveram problemas com a falta chuvas não sejam completamente prejudicados. O governador do Piauí Wilson Martins garantiu que todos os agricultores do estado que foram prejudicados com a seca serão atendidos independente da adesão ao programa de garantia da produção. 126 municípios aderiram a esse benefício junto a ultima safra e congratulando assim 78 mil famílias.

Martins atentou aos prefeitos que já realiza articulações junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reivindicando a antecipação na liberação de recursos para os atingidos na estiagem . Além do Garantia Safra o governador relatou que os recursos de outros inciativas emergenciais serão liberados como é o caso do Proagro. Com esse adinatamento outras 20 mil pessoas serão beneficiadas, assim totalizando 98 mil agricultores beneficiados. No caso do Garantia Safra será destinada as quatro parcelas de R$ 150,00 aos produtores, entregues conforme o mês.

Wilson Martins reiterou ainda que as chuvas irregulares e fora de época vão fazer com que este ano o Piauí perca cerca de 26% de sua safra de grãos, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1,5 milhão de toneladas. Somente na região dos Cerrados não houve quebra na produção. ?Pode não ser muito, mas ajuda os agricultores neste período muito difícil?, relatou o governador.

Mesmo com o adiantamento e a celeridade pedida por Wilson Martins alguns produtores podem ficar de fora, a proposta do governo é ajudar os que não entrarem nesses dois programas. Ele defende a criação da Bolsa Estiagem, com os mesmos valores do seguro Garantia Safra. ?Queremos a ajuda logo e não no ano seguinte?,falou.

Ainda a respeito da problemática com a falta de chuvas, o presidente da APPM, Francisco Macedo relatou que o estado possui até o memento 98 municípios com declarada situação de emergência, mas que esse número pode ser muito maior. ?Esse indicativo é superior e pode chegar a atingir um número de 150 cidades?, relatou Macêdo. Ele apontou que esse é um aumento substancial uma vez que o Piauí vivencia nas zonas rurais a chamada seca verde.

A situação de estiagem no estado foi reconhecida depois da reunião do governador do estado com representantes do MDA em visita ao ao Piauí. Pelo posicionamento do gestor estadual a situação deve ser controlada. (T.T.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES