SEÇÕES

Acompanhe a eleição para presidência do TRE Piauí para o biênio 2026-2028

Em sessão extraordinária, os desembargadores do Tribunal de Justiça do Piauí escolherão a nova Mesa Diretora do TRE Piauí.

Desembargadores do TJ Piauí escolherão a nova Mesa Diretora do TRE-PI. | Foto: Divulgação
Siga-nos no

Tem início nesta quarta-feira (21), em sessão extraordinária (acompanhe no vídeo acima), o processo de escolha da nova Mesa Diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A composição eleita ficará responsável por conduzir o processo eleitoral deste ano e permanecerá à frente da Corte até abril de 2028.

SESSÃO NO TJ-PI

O presidente do TRE-PI, desembargador Sebastião Martins, informou que a definição da nova diretoria ocorrerá em sessão do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), marcando também o início da renovação da composição do tribunal eleitoral.

DISPUTA TRANQUILA

Sebastião Martins destacou ainda que, na mesma sessão, o TJ-PI elegerá dois desembargadores para compor a nova Mesa Diretora. Segundo ele, apesar da existência de mais de um nome no páreo, o clima é de normalidade.

“É uma eleição absolutamente tranquila”.

CANDIDATOS INSCRITOS

O presidente do TRE-PI detalhou que três magistrados estão habilitados para disputar os cargos disponíveis, respeitando as regras do processo eleitoral interno.

“Já temos três candidatos inscritos. Só podem concorrer os três candidatos que estão inscritos. O desembargador Ricardo Gentil é vice-presidente e candidato natural, e também estão inscritos os desembargadores José Wilson e Olímpio Galvão".

NOVAS VAGAS EM AGOSTO

Além da eleição da Mesa Diretora, Sebastião Martins adiantou que, em agosto, o tribunal abrirá duas novas vagas em decorrência da aposentadoria de dois desembargadores. Uma delas será preenchida pelo magistrado mais antigo na carreira, que, neste caso, é uma juíza. A outra vaga seguirá o critério da cota de gênero feminino, ampliando a participação de mulheres na composição do Judiciário.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também