Alepi aprova convocação de concursados e mudanças no estatuto da PM do PI

Alepi aprova convocação de mais candidatos para curso de formação da PM e mudanças no estatuto da corporação.

Avalie a matéria:
Deputada Simone Pereira fez o relatório | Thiago Amaral

A Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) e o Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovaram dois projetos do governo estadual relacionados à Polícia Militar. Os projetos, que agora seguem para a sanção do governador Rafael Fonteles (PT), têm como objetivo o chamamento de mais membros do cadastro reserva do último concurso e mudanças no Estatuto da corporação.

Chamamento

O primeiro projeto permite que o Executivo convoque candidatos do certame regido pelo Edital 01/21 para exames médicos. Esta medida visa abrir mais vagas para um Curso de Formação de Soldados (CFSD) a ser realizado ainda este ano, contribuindo para a meta do governador Rafael Fonteles de ampliar o efetivo da PM-PI.

Alteração no estatuto

O segundo projeto aprovado altera o Estatuto Militar, introduzindo mudanças nas etapas necessárias para a contratação, na idade mínima para transferência ex officio para a reserva remunerada e na política de promoção. Este Projeto de Lei Ordinária do Governo 27/24 (PLOG) teve o relatório de Simone Pereira (MDB) aprovado na reunião da CAPPS na manhã desta quarta-feira.

Programa Alfabetiza

Outro projeto do governo aprovado foi o que amplia o público-alvo dos beneficiários do Programa Alfabetiza Piauí. O parecer de Dr. Thales (Progressistas) ao PLOG 32/24 foi aprovado na Comissão de Saúde, Educação e Cultura (CECS) e posteriormente em Plenário. O projeto teve apoio unânime dos deputados presentes.

Aprovações

O líder do Governo na Alepi, deputado Fábio Novo (PT), comemorou o progresso das aprovações, destacando a importância do programa de alfabetização e as adequações na legislação referente à Polícia Militar. Ele enfatizou o forte investimento na educação e as atualizações necessárias para o funcionamento eficiente da PM-PI.

Além desses projetos, uma nova proposta para alterar o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado do Piauí (CEDME/PI) começou a tramitar na Alepi. Esta proposta visa remover a limitação legal de 30% de desconto do valor do subsídio mensal para os militares suspensos. Também foi encaminhado um projeto para concessão de subvenção econômica à Equatorial para a construção e extensão de linhas elétricas, e um veto parcial a um projeto de lei sobre comunidades tradicionais pesqueiras foi lido, retirando dois artigos que poderiam gerar ambiguidades na interpretação da lei.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Veja Também
Tópicos
SEÇÕES