SEÇÕES

Alepi aprova mudança para proibir eleição antecipada da Mesa Diretora

Essas alterações visam adequar as normas ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que as eleições devem respeitar o princípio da contemporaneidade.

Alepi | Foto: Reprodução
Siga-nos no

O plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta terça-feira (29) a PEC nº 03/2024, que altera a Resolução 540/2023. As mudanças tratam das datas para a escolha da Mesa Diretora. Essas alterações visam adequar as normas ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou que as eleições devem respeitar o princípio da contemporaneidade.

O relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Wilson Brandão (Progressistas), explicou que, em um recente julgamento, o STF considerou que uma eleição realizada dois anos antes da data de votação não pode ser considerada contemporânea. Com a nova redação, a Assembleia passará a seguir as diretrizes estabelecidas pelo STF. 

O deputado Severo Eulálio destacou que essa mudança traz o processo de volta ao que já era praticado no passado, embora seja válida apenas para os próximos anos; a eleição da próxima Mesa Diretora permanecerá inalterada. Essa ação da Alepi segue a tendência observada na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Wilson Brandão acrescentou que a adequação proposta determina que a eleição do segundo biênio da sessão legislativa ocorra dentro de um período de quatro meses antes do dia 3 de fevereiro do último ano de mandato. A matéria foi aprovada por unanimidade, tanto na CCJ quanto na sessão plenária.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também